Existe uma renda mínima para tirar o visto americano?

Esclareça suas dúvidas sobre o assunto e descubra quais os procedimentos para conseguir o documento

Se você, assim como milhares de brasileiros, tem o sonho de conhecer os Estados Unidos ou ainda deseja viver em solo americano, provavelmente deve saber que para isso precisa de um documento específico concedido pelo departamento de imigração. 

Trata-se do visto americano e, sem ele, não é possível cruzar as fronteiras da terra do Tio Sam, ainda que para passear e conhecer as belas cidades americanas. 

Para consegui-lo, no entanto, é necessário cumprir uma série de requisitos e procedimentos, o que gera dúvidas sobre como solicitar, se existe uma renda mínima para visto americano, quem pode fazer a solicitação, dentre outros questionamentos.

Pensando nisso, preparamos a seguir um conteúdo especial para te ajudar com essa questão e tornar seu sonho ainda mais próximo de se tornar real!

Quais os tipos de visto americano? 

Antes mesmo de dar entrada na sua solicitação para obter o visto americano, é preciso saber que existem diferentes categorias do documento que se aplicam de acordo com a finalidade da sua visita ao país. 

A categoria para quem pretende visitar os Estados Unidos para trabalho ou negócios, por exemplo, é denominada como tipo B-1, e se aplica nos casos em que o solicitante pretende ficar no país por tempo determinado. 

Já para aqueles que desejam estudar, fazer um intercâmbio ou curso no EUA, existem dois outros tipos de vistos: o tipo J-1 – para intercâmbios financiados por uma instituição – e o tipo F-1 – para alunos do fundamental ao superior que vão estudar com recursos próprios. 

Há ainda o tipo de visto B-2, destinado a turistas comuns que vão ao território americano para lazer ou tratamento médico. Trata-se da categoria mais comum entre os não-imigrantes, que concede ao solicitante seis meses em solo estrangeiro. 

Visto emergencial, de caráter especial ou ainda que envolva diferentes tipos de solicitação também possuem suas próprias categorias, portanto, é indispensável ter bem definido o motivo da sua visita para não errar na hora de solicitar o documento.

Quem pode solicitá-lo? 

Todo e qualquer cidadão brasileiro que desejar o visto americano pode solicitá-lo junto à embaixada dos Estados Unidos no Brasil. 

Para dar entrada no processo, basta solicitar o preenchimento do formulário pertinente ao tipo de visto escolhido, fornecendo ao Consulado americano as informações pessoais solicitadas. 

O formulário deverá ser preenchido em inglês, portanto, se você não domina o idioma, vai precisar da ajuda de um amigo, parente ou até mesmo de uma assessoria especializada para te ajudar com essa questão. 

Todas as informações precisam estar claras e objetivas para que não gere nenhum problema futuro na sua solicitação. 

Feito isso, é hora de pagar a taxa estipulada e agendar uma data para coleta da digital e foto, assim como a data para entrevista no consulado. 

Ao comparecer na data agendada, deverá ter em mãos cópias dos seus principais documentos, extratos bancários, passaporte, página de comprovação do agendamento e outras documentações, como veremos a seguir. 

Qual a renda mínima para visto americano? 

Embora a comprovação de renda seja uma etapa importante para ter o seu visto americano aprovado, não existe renda mínima para visto americano.

Isso porque, novamente, tudo vai depender dos seus objetivos no país. O agente consular responsável por avaliar sua solicitação não quer saber o quanto você ganha, mas sim, se tem condições de se manter no país durante seu período de estadia.

Essa comprovação é feita por meio da apresentação de extratos bancários, comprovantes de imposto sem que aja uma renda mínima para visto americano, dentre outros documentos que possam mostrar que você possui dinheiro suficiente para viver nos EUA pelo tempo que deseja.

Quais documentos solicitados para comprovação? 

visto americano

Para além do passaporte e da página de comprovação do agendamento, é importante comparecer no dia da entrevista com uma série de documentações que podem te ajudar a ter o seu visto americano aprovado, sendo necessário documentos com seus devidos serviços de tradução.

Conforme falamos acima, documentos de comprovação financeira como extratos bancários, comprovantes de imposto de renda, carteira de trabalho, comprovante de inscrição do MEI (caso seja autônomo) são alguns dos papéis que você precisa levar. 

Além desses, documentos que comprovem seu vínculo no Brasil também devem estar na relação de documentações das quais você precisa ter em mãos caso o agente consular peça para analisá-los. 

Comprovantes de acomodação, cartas de recomendação, contrato com a instituição (para o caso de intercâmbio) e até mesmo comprovantes de passagem podem ser levados para te ajudar a comprovar suas intenções nos Estados Unidos, sem necessidade de renda mínima para visto americano.

Em alguns casos, até mesmo documentos com a tradução juramentada podem ser necessários para ter o visto americano aprovado com mais facilidade. 

Caso não tenha experiência no assunto, o mais indicado é contar com uma assessoria especializada para te ajudar. 

Entre em contato com a Click Traduções e saiba o melhor caminho a seguir para, enfim, conquistar seu tão desejado sonho americano!



Open chat