7 dicas para não ser negado na hora de tirar o visto americano

Entenda como funciona o processo para solicitar o visto americano e como ter sua visita liberada à terra do Tio Sam

Viajar para os Estados Unidos e desbravar o território americano é o sonho de milhares de brasileiros que veem no cruzar de fronteiras, a chance de conhecer os tão famosos parques da Disney ou até mesmo cenários deslumbrantes dos filmes internacionais. 

No entanto, engana-se quem pensa que sair do Brasil e chegar ao tão esperado destino é um processo fácil. 

Antes de embarcar, é preciso conseguir uma autorização do governo americano, que, após uma avaliação criteriosa das suas informações pessoais, vai determinar se você pode ou não, finalmente, entrar no país. 

Mas afinal, como tirar visto americano e ser aprovado na entrevista? Confira a seguir as nossas dicas para se dar bem neste processo!

Como conseguir o visto americano?

O primeiro passo para tornar sua viagem aos Estados Unidos possível é, impreterivelmente, conseguir o visto americano. Sem ele, você não poderá sequer embarcar em um voo com destino a terra do Tio Sam. 

Antes mesmo de começar a se programar para suas férias, intercâmbio, ou qualquer que seja seu objetivo no exterior, é necessário solicitar a permissão do governo americano para cruzar as fronteiras de forma legal.

Nesta primeira etapa, é preciso ter bem definido seu objetivo nos Estados Unidos. Isso porque, existem diferentes tipos de visto, que atendem as diversas finalidades de visita: pode ser de turismo, negócios, estudos ou trânsito.

A solicitação é feita pela internet e, após preencher um extenso formulário com suas informações pessoais , você precisará pagar uma taxa consular estipulada pelas autoridades de imigração. 

Feito isso, será necessário agendar uma data para coletar suas digitais, tirar a foto para documentação, e, posteriormente marcar uma data para a entrevista com o agente consular. 

Com base nos dados fornecidos no formulário, ele é quem vai decidir se você terá ou não o visto americano aprovado. 

Quais documentos são necessários para tirar o visto?

Como mencionamos anteriormente, existem diferentes tipos de visto e, a documentação solicitada pode necessitar de uma tradução juramentada e vai depender da categoria escolhida. 

Mas, em geral, são exigidos os seguintes documentos: 

  • Passaporte válido;
  • Comprovante de renda (Declaração do Imposto de Renda);
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • Comprovante de matrícula (caso seja estudante);
  • Contrato de trabalho ou Carteira de Trabalho;
  • Certidão de casamento (se aplicável).

Além dos já mencionados, também é importante ter as vias físicas dos documentos utilizados para preencher o formulário. Essa é a forma mais efetiva de comprovar que as informações fornecidas são verdadeiras.

Como funciona a entrevista para o visto?

A entrevista para tirar visto americano é feita de forma presencial em um Consulado Americano. O agente consular irá checar suas informações e lhe fazer perguntas específicas sobre sua vida profissional, pessoal e financeira. 

Isso porque, principalmente nas solicitações de visto tipo B1/B2 – categorias destinadas a visitantes de turismo e negócios – o agente precisará se certificar de que você não pretende se estabelecer nos Estados Unidos. 

Dentre as perguntas mais comuns, podemos destacar:

  • Para qual cidade você pretende ir? 
  • Qual o objetivo da viagem? 
  • Quanto tempo pretende ficar? 
  • Qual a sua renda mensal?
  • Com quem você pretende viajar? 
  • Quem irá pagar pela viagem?
  • Do que você trabalha? 
  • Com quem mora?

Além dessas perguntas, o Cônsul também poderá solicitar informações mais específicas, caso considere os dados insuficientes para tomar uma decisão. 

Dicas para ter o visto americano aprovado

foto de visto americano sendo aprovado

Por se tratar de um processo burocrático e que requer muita atenção em cada etapa, muitas pessoas acabam tendo seu visto negado justamente por desconhecer algumas informações valiosas nesta etapa tão importante. 

Pensando nisso, reunimos a seguir algumas dicas para aumentar suas chances de ter o visto aprovado. Confira:

1 – Preencha o formulário com as informações corretas

Ao preencher o formulário de solicitação, confira todas as informações fornecidas e garanta que elas estejam condizentes com a realidade. Qualquer dado impreciso ou incompatível pode resultar em uma negativa no seu processo. 

2 – Cumpra os procedimentos de segurança

No Consulado Americano, não é permitida a entrada de celulares ou aparelhos eletrônicos, portanto, é importante cumprir os procedimentos de segurança para evitar atrasos que poderão te prejudicar.

3 – Chegue com antecedência 

Programe-se para chegar ao local com no mínimo 30 minutos de antecedência. Isso te dará mais tempo para pensar em suas respostas e se tranquilizar para o momento da entrevista. 

4 – Tenha em mãos os documentos solicitados

Organize uma pasta com os documentos solicitados, impressos de forma legível para que o Cônsul possa analisar caso seja necessário. 

Tenha em mãos documentos que comprovam sua renda, sua identificação e outros documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil, além da página de confirmação do agendamento.  

5 – Responda apenas o que foi perguntado

Procure ser transparente e objetivo nas suas respostas. Responda apenas o que foi perguntado para não se atrapalhar com as informações e deixar o agente consular em dúvida sobre o que foi preenchido e mencionado.

6 – Mantenha a calma 

Fale pausadamente e evite demonstrar nervosismo durante a entrevista. Isso porque, o Cônsul pode suspeitar das suas intenções e negar seu visto de entrada no país. 

7 – Não questione os agentes consulares

Caso seu visto seja negado, não se desespere e nem questione os agentes consulares sobre a sua decisão. Isso porque, isso pode ficar marcado no seu processo e acarretar em uma nova negativa futura. 

Mantenha a calma e procure atualizar as informações antes de tentar tirar o visto americano novamente. 



Open chat