Visto americano: entenda todo o processo

Veja como é o processo para solicitar o visto americano e prepare-se para sua tão sonhada viagem aos Estados Unidos!

Muitos brasileiros sempre sonharam em viajar para os Estados Unidos, mas hesitam devido aos rígidos requisitos de visto. Mas o sonho americano está prestes a se tornar realidade porque estamos aqui para explicar a você como tirar o visto americano!

Com as instruções corretas e seguindo os passos abaixo, você pode tornar esse processo burocrático em algo bem mais simples e rápido. Confira! 

Preencha o formulário DS-160

Quando falamos de visto americano, este é o primeiro passo. Um simples engano nessa etapa pode gerar um incrível prejuízo de tempo e dinheiro, então é fundamental ficar atento!

Todo solicitante precisará preencher o Formulário DS-160, que foi criado para solicitantes de visto que desejam fazer turismo, trabalhar, visitar parentes, dentre outras opções.

O conteúdo do formulário engloba uma série de perguntas diversas, sobre temas pessoais e profissionais. É importante que você responda tudo com o máximo de transparência possível.

Caso você não consiga fornecer informações precisas ou factuais no local, salve seu aplicativo e volte a ele assim que tiver verificado os dados de que precisa.

Por fim, basta carregar uma foto recente (que tenha sido tirada há, no máximo, seis meses) no formato 2 x 2 com um fundo branco

A Embaixada dos Estados Unidos também não permite mais fotos de identidade tiradas com óculos.

Após preencher o Formulário DS-160, leve com você uma versão impressa, pois é um dos documentos necessários.

Pague a taxa de solicitação do visto

Geralmente, a taxa do visto americano para o turista padrão custa cerca de 160 dólares. É importante ressaltar que esse valor não é reembolsável, seja você aprovado no processo ou não.

Você pode fazer o pagamento on-line e utilizar cartões internacionais ou boletos bancários.

Confirme o pagamento

Após pagar, é necessário aguardar a confirmação do processo. Isso acontece dentro de 2 dias úteis.

Depois de confirmado, você poderá reservar sua data para a entrevista.

Marque a data da sua entrevista

Após a confirmação do pagamento, você poderá agendar sua entrevista para solicitar o visto americano.

Esse processo pode ser feito no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

Visite o CASV

Depois de agendada sua entrevista, será necessário que você vá ao CASV mais próximo para tirar foto e fazer a coleta de dados biométricos. Esses dados ficarão armazenados no sistema do Consulado. 

São sete unidades no Brasil, localizadas em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Se você estiver em outra cidade, recomendamos que você viaje para esses locais com antecedência.

Prepare os documentos necessários

Assim como a maioria das embaixadas internacionais, todos os interessados no processo precisam apresentar certos documentos, que servirão como prova de vínculos e capacidade financeira (além de outras informações).

Os mais importantes são:

  • Passaportes anteriores e atuais;
  • Página de confirmação DS-160.

Em linhas gerais, a lista acima engloba o material principal, mas você também poderá separar outros documentos que possam ser pertinentes para a viagem que deseja fazer. Algumas sugestões:

  • Recibos de depósito;
  • Cópia eletrônica de fotografia 2 × 2;
  • Comprovante de vínculo empregatício;
  • Restituição do Imposto de Renda;
  • Extrato bancário.

Lembre-se de que dependendo do idioma do documento, será necessário um serviço de tradução profissional para garantir que as informações sejam fiéis aos originais.

Nesses casos, contar com empresas de tradução juramentada é a melhor opção para não ter dores de cabeça durante esta etapa.

Participe de sua entrevista no consulado

Depois de fazer toda a coleta de documentos e dados biométricos, é hora da entrevista!

Ela normalmente é feita por um representante oficial dos EUA. Portanto, é importante que você conheça bem todas as informações sobre sua solicitação de visto americano. O motivo para isso é bem simples: a maioria das perguntas provavelmente virá dos documentos enviados por você.

Aqui estão alguns lembretes para o dia da sua entrevista:

  • Deixe qualquer eletrônico em casa. Na embaixada dos Estados Unidos, dispositivos como celulares e tablets são proibidos;
  • Por via das dúvidas, chegue mais cedo do que o horário combinado. Isso garante que você possa lidar com possíveis imprevistos ao longo do caminho;
  • Comunique-se em inglês e responda apropriadamente! Não elabore excessivamente ou forneça respostas monossilábicas. Lembre-se de sorrir também!

Entrega do visto americano

Se você seguiu os passos apresentados até aqui, existem boas chances de que sua solicitação seja aprovada. Pelo menos no caso dos brasileiros, cerca de 96% dos pedidos são atendidos.

Para finalizar o processo, basta que você escolha como vai receber seu passaporte com o visto americano. Normalmente existem duas opções: receber em casa ou retirar no CASV utilizado na etapa do agendamento.

Informações adicionais sobre o processo de visto americano

Documentos de apoio realmente ajudam!

Além dos documentos exigidos, é muito útil incluir documentos de apoio que comprovem seus laços com o Brasil. 

O processo de visto americano costuma ser bem rígido, pois a imigração ilegal é um problema grave. Separar alguns documentos de apoio podem ajudar você nesse processo.

Vista-se adequadamente!

Como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, portanto, vista-se adequadamente para sua entrevista. 

Um estilo casual elegante ou casual de negócios já será o suficiente. Além disso, ir bem vestido pode aumentar sua confiança.

Sua viagem dos sonhos é possível!

Depois de aprender como solicitar o visto, é hora de planejar sua viagem para os EUA! Com a Click Traduções, você pode contar com os melhores serviços de tradução e evitar ser reprovado por conta de documentação inadequada.

Você não quer que todo o seu tempo, esforço e dinheiro sejam desperdiçados só porque a tradução dos seus documentos não segue um protocolo internacional, não é mesmo?

Agora você está ainda mais próximo de finalmente conquistar o seu sonho de viajar para os Estados Unidos!



Open chat