É melhor morar fora para aprender outro idioma?

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de aprender um segundo idioma ainda no Brasil

Que dominar um segundo idioma abre muitas portas tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, disso não temos dúvidas.

Com o mundo cada vez mais globalizado, conseguir se comunicar com outras pessoas de diferentes partes do mundo se tornou um diferencial competitivo no mercado e uma excelente oportunidade de conhecer novas culturas e enriquecer suas experiências. 

No entanto, há quem acredite que para desenvolver seus conhecimentos plenos em um outro idioma é necessário morar fora do país para se aprimorar no idioma. Já outros, defendem que sim, é possível se tornar fluente ainda no Brasil. 

E para te ajudar a entender as vantagens de cada uma das opções, reunimos a seguir os principais prós e contras de estudar no exterior e estudar um segundo idioma sem deixar as terras tupiniquins. Acompanhe!

Aprendendo um novo idioma no Brasil 

Antes de mais nada, precisamos desmistificar e esclarecer que sim, é possível aprender um segundo idioma e adquirir fluência mesmo morando no Brasil. 

Isso porque, devemos lembrar que isso só depende da sua determinação e dedicação aos estudos. São eles que vão definir se você irá ou não, absorver o máximo de conhecimento possível para dominar a língua escolhida.

Escolas especializadas

No Brasil existem diversas escolas de idiomas especializadas que podem, sim, te auxiliar na missão de adquirir fluência no idioma desejado. Algumas delas contam inclusive, com profissionais nativos na língua, que podem ser verdadeiros guias nessa questão. 

O ideal é escolher a escola com a qual você mais se identifica, pois isso interferirá diretamente no seu aprendizado. Avalie a grade curricular, a metodologia aplicada e até mesmo a quantidade de alunos por turma. 

Procure pela avaliação e indicação de outros alunos antes de fechar o negócio, além de analisar a quantidade de aulas oferecidas e o tipo de atendimento ofertado aos alunos. Tudo isso fará diferença nos resultados alcançados.

Vantagens de aprender ainda no Brasil

Uma das vantagens associadas à aprender o idioma ainda no Brasil é justamente a flexibilidade no aprendizado. Isso porque, não será necessário mudar sua rotina, deixar o emprego ou até mesmo disponibilizar um grande orçamento para o intercâmbio.

Além disso, é possível utilizar a tecnologia a seu favor, aproveitando os aplicativos que oferecem contato online com nativos para treinar o idioma.

Outra vantagem está nas oportunidades que se abrem no país para quem já domina ou está aprendendo uma língua estrangeira: melhores empregos e melhor aproveitamento das viagens de turismo no exterior.

Aprendendo um novo idioma no exterior

mulher estudando um novo idioma ao morar fora

Já para quem está considerando morar fora para aprimorar seus conhecimentos em outro idioma, igualmente existem vantagens e desvantagens. Acompanhe:

Mais contato com a língua estrangeira

É fato que, ao escolher viajar para o exterior, o contato com a língua estrangeira é bem maior e, portanto, acaba ficando mais fácil para aprender e desenvolver seus conhecimentos no idioma. 

A interação com nativos e a possibilidade de aprender diretamente na “fonte” torna a experiência bem mais enriquecedora, ampliando o vocabulário e forçando-o a pensar e colocar em prática tudo aquilo que aprende no dia a dia.

Imersão na cultura local

Além disso, o processo imersivo na cultura local é responsável por agregar valor tanto no seu desenvolvimento pessoal, quanto no desenvolvimento profissional. 

Sair da zona de conforto, ter contato com outros costumes e culturas, trocando experiências de fato pode ser extremamente enriquecedor em diferentes aspectos, o que acaba se tornando uma das grandes vantagens em estudar no exterior.

Expressões e pronúncia

Ao optar por morar fora para aprender o segundo idioma, o contato com expressões locais e com a pronúncia das palavras é bem maior, o que pode ser um caminho para adquirir a tão sonhada fluência. 

Isso porque, muitas escolas de idioma no Brasil ensinam apenas expressões mais formais e cotidianas, o que nem sempre é usado no dia a dia quando se está em outro país, limitando seu vocabulário e tornando-o mais restrito. 

Afinal, qual vale mais a pena: estudar no Brasil ou morar fora?

Como mostramos acima, existem vantagens em estudar outro idioma tanto no Brasil quanto no exterior, portanto, a decisão vai depender do seu objetivo e disponibilidade. 

Se você tem pressa em aprender, possui tempo e recursos financeiros suficientes para se manter no exterior, um intercâmbio pode ser o ideal para adquirir a fluência desejada. 

Já se você não possui recursos financeiros e tampouco disponibilidade de tempo para fazer um curso no exterior, o recomendado é que procure uma boa escola de idiomas ainda no Brasil. 

Vale ressaltar que se optar por morar fora, precisará se preparar para organizar toda documentação necessária, bem como realizar a tradução juramentada dos papéis, além de tirar passaporte e visto de estudante para permanecer no destino.

No mais, seja qual for a opção escolhida, o que vai definir o seu aprendizado será sua dedicação e aplicação para de fato, adquirir o conhecimento desejado no idioma!

Conheça o Click Traduções, entre em contato e solicite já seu orçamento!



Open chat