Intercâmbio barato: quais são os melhores destinos?

Conheça os países com custos mais acessíveis para quem deseja estudar no exterior

Se você um dia já se perguntou quanto custa um intercâmbio, certamente se deparou com a ideia de que se trata de algo caro e inacessível para a maioria da população.

No entanto, o que provavelmente você não sabe, é que existem inúmeras opções de intercâmbio barato, que te permitem viver uma experiência completa de imersão em outros países, por um valor mais acessível do que imagina. 

Pensando nisso, reunimos os principais destinos para quem deseja se aventurar no exterior, bem como os tipos de programas disponíveis e as documentações exigidas em cada um dos casos. Confira!

Tipos de intercâmbios mais comuns

Aprender e aperfeiçoar um novo idioma é certamente um dos maiores motivos pelos quais alguém busca fazer um intercâmbio no exterior

Isso porque, a convivência diária com nativos e a possibilidade de imergir em outra cultura torna o estudo da língua muito mais fácil e fluido. 

No entanto, esse não é o objetivo de quem busca passar um tempo fora do país. A verdade, é que existem diferentes tipos de intercâmbio e, antes de escolher o que é melhor para a sua necessidade, é preciso conhecer cada um deles: 

Intercâmbio de idiomas

Programa destinado a quem busca aprender ou aprimorar seus conhecimentos na língua estrangeira.

Intercâmbio de trabalho

Tipo de programa destinado aqueles que desejam adquirir experiências profissionais no exterior.

Intercâmbio de estudos

Programa de intercâmbio ideal para quem deseja cursar uma faculdade no exterior, pós-graduação ou especialização em uma instituição internacional;

Au Pair 

Programa remunerado para imergir em uma nova cultura, além de trabalhar e estudar no país de destino.

Intercâmbio voluntário

Além de imergir em uma nova cultura, o intercâmbio voluntário é relativamente um intercâmbio barato, que pode ajudar a mudar a realidade de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade em outro país. 

Países para fazer um intercâmbio barato

meninas planejando um intercâmbio barato enquanto olham um mapa global

África do Sul 

Com pouco mais de 57 milhões de habitantes, a África do Sul está entre os destinos com custo mais baixo para realizar um intercâmbio de idiomas, principalmente quando comparado a outros destinos mais cobiçados, como Estados Unidos e Canadá 

A grande oportunidade se apresenta principalmente para quem deseja aperfeiçoar o inglês, uma vez que o idioma é a língua pública e comercial do países – é usada em escolas, comércios e afins. 

Além da experiência única em um país com uma riqueza cultural imensa e biodiversidade latente, o intercambista que optar pela África do Sul também poderá desenvolver trabalhos voluntários, o que enriquece ainda mais a experiência. 

Malta

Situado entre a Sicília e a costa do norte da África, Malta também está entre os destinos com melhor custo-benefício para aqueles que desejam estudar o inglês. 

Com baixo custo de vida em relação aos demais países da Europa, oferece qualidade de vida e experiência imersiva aos estudantes por preços acessíveis, sem contar as belas paisagens naturais. 

Outra vantagem de Malta, é justamente a possibilidade dada aos estudantes de trabalhar e estudar, um benefício que nem todos os destinos tem.

Argentina

Perfeito para quem deseja aprender ou aprimorar os conhecimentos na língua espanhola, a Argentina costuma receber imigrantes brasileiros em sua capital, Buenos Aires e é, com certeza, uma das opções mais em conta atualmente. 

Com sua moeda desvalorizada em relação ao real, possui hospedagem, alimentação e lazer com preços acessíveis, além de ser possível encontrar passagens de avião com excelentes descontos. 

Irlanda

Considerada um dos países mais receptivos com os estrangeiros, a Irlanda também se mostra como uma alternativa para quem quer gastar pouco e, ainda sim, desfrutar de uma experiência completa de trabalho, estudo e diversão no exterior. 

Com políticas públicas favoráveis aos imigrantes que desejam viver por lá, possui ainda ótimas escolas para desenvolver o idioma e boas oportunidades de trabalho para estrangeiros. 

Como fazer um intercâmbio?

Embora as opções mencionadas acima de intercâmbio barato sejam atrativas, é importante fazer um bom planejamento financeiro para evitar surpresas e situações desagradáveis durante seu processo. 

O ideal é que você comece a se preparar com pelo menos seis meses de antecedência, para ter tempo de acertar as documentações e resolver os demais trâmites legais exigidos neste tipo de programa. 

O primeiro passo é tirar o seu passaporte (caso você ainda não tenha um) e solicitar o visto de permanência para que possa entrar e permanecer no país de destino durante seu intercâmbio. 

Em seguida, escolha uma agência de confiança para contratar o programa de acordo com a sua preferência: leve em consideração seu objetivo de viagem, tempo que deseja passar no exterior e disponibilidade financeira. 

Feito isso, verifique os documentos exigidos e faça a tradução juramentada dos documentos oficiais (certidão de nascimento, diplomas e certificados escolares) para garantir que eles sejam aceitos pela imigração e instituição no país de destino. 

Com tudo em mãos, basta se certificar de que tudo está certo para embarcar e partir rumo à essa experiência única e transformadora na sua vida!

Conheça os diferentes serviços de tradução oferecidos pela Click Traduções e solicite já sua tradução!



Open chat