Dicas para ter fluência no inglês?

Saiba quais as recomendações para quem quer adquirir fluência no idioma mais falado do mundo!

Com o mundo cada vez mais globalizado, ter proficiência em um segundo idioma é com certeza um diferencial competitivo, que te dá vantagens tanto no universo corporativo, quanto no desenvolvimento e crescimento pessoal. 

Ainda que seja possível viajar a outro país sem domínio pleno da língua praticada no destino, ter o conhecimento de um idioma universal como o inglês pode abrir um leque maior de oportunidades de estudos e trabalho.

No entanto, há quem ainda tenha dúvidas sobre como adquirir a tão sonhada fluência no inglês, uma vez que para os brasileiros que não praticam diariamente, pode ser um pouco mais difícil de assimilar o idioma. 

Sendo assim, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Acompanhe!

Como ter fluência no inglês?

Use e abuse dos aplicativos

A tecnologia trouxe muitas facilidades para o nosso dia a dia e, em termos de comunicação e aprendizado, não seria diferente. 

Hoje em dia existem centenas de aplicativos que podem ser usados para praticar o idioma escolhido. Em sua maioria, possuem funcionalidades gratuitas para quem quer treinar gramática, pronúncia e aprender de forma lúdica.

Também é possível encontrar aplicativos pagos que oferecem maiores recursos para os estudantes do inglês, que podem ser úteis dependendo do nível de conhecimento e disponibilidade para se aprimorar.

Vale ressaltar que é importante pesquisar para identificar qual o melhor app para o seu caso, uma vez que cada um possui um foco diferente.

Não encare como uma obrigação 

Praticar o idioma de forma leve, sem que isso se torne uma coisa chata e maçante é um dos grandes desafios dos estudantes. 

Por isso, o mais indicado é que você encontre uma forma divertida e descontraída de aprender o inglês e desenvolver suas habilidades linguísticas. 

Jogos, filmes, séries, livros, músicas, podcasts e muitas outras facetas do entretenimento podem ser excelentes aliados para te ajudar com essa questão. Escolha temas com os quais você já se identifica para que consiga aprender enquanto se diverte.

A dica é começar pelas produções audiovisuais com legendas em português e áudio em inglês, passando para legendas e áudio em inglês e, posteriormente, apenas o áudio no idioma, sem as legendas para auxiliar.

Dessa forma, você treinará sua audição para reconhecer as palavras, além de desenvolver habilidades para reconhecer diálogos e interpretá-los da forma correta.

Procure treinar sempre 

homem treinando fluência em inglês

Embora pareça uma dica um pouco boba, na verdade trata-se uma das principais formas de adquirir fluência no inglês com nossas dicas. 

A maioria das pessoas que têm dificuldade em desenvolver essa questão se enquadram justamente na categoria daqueles que não praticam o idioma como deveriam e acreditam que apenas as aulas são suficientes. 

Na verdade, é preciso treinar diariamente para aumentar o conhecimento em inglês e conseguir colocá-lo em prática quando necessário. Com isso, existem diversas outras dicas para praticar o inglês.

Falar, ler e ouvir o idioma deve ser um exercício constante no seu dia a dia, afinal, não existe mágica que te faça aprender sem praticar.

Pense em inglês

Pensar em inglês é igualmente uma forma mais eficaz de se tornar fluente no idioma. Quando estiver praticando, evite pensar no significado das palavras em português ou ficar traduzindo-as constantemente. 

Cerque-se de conteúdos em inglês no seu dia a dia, pensando sobre os assuntos cotidianos no idioma e anotando novas palavras sempre que reconhecer objetos e até mesmo sentimentos que ainda não sabia.

Reproduza frases, expressões e cada palavra que ouvir para treinar sua pronúncia e, consequentemente, ampliar seu vocabulário.

Não tenha medo de errar

Um dos maiores inimigos de quem quer aprender de fato o inglês está justamente associado ao medo de errar. 

O receio por não acertar a pronúncia ou grafia das palavras acaba travando muitas pessoas que acabam perdendo o interesse no idioma e abandonando os estudos. 

Entender que todos erramos e que tudo isso faz parte do processo de aprendizagem e aprimoramento é o primeiro passo para perder esse medo de falar inglês em público.

Comece praticando em frente ao espelho, falando sozinho durante o banho e avance gradativamente, falando com familiares e amigos que dominam o idioma. 

Fazendo esses exercícios ficará cada vez mais fácil perder a vergonha e o medo de praticar e desenvolver suas habilidades. 

Preciso sair do país para me tornar fluente?

Embora o intercâmbio e a imersão em outro país seja uma excelente forma de aprender de fato o idioma, não é a única forma de se tornar fluente em inglês. 

Seguindo as dicas para inglês que mencionamos acima é sim possível adquirir fluência no inglês e se tornar uma expert no idioma mais falado no mundo!

Conheça o Click Traduções e a variedade de serviços de tradução disponíveis!



Open chat