Saber falar mais de um idioma pode facilitar uma mudança de país?

Ter o domínio de um segundo idioma abre um leque maior de oportunidades para quem deseja viver no exterior

Fazer as malas e desbravar o que há depois das fronteiras, esse é o desejo de milhares de brasileiros que veem no exterior a oportunidade de tornar seus sonhos realidade, conquistar a independência financeira e obter crescimento pessoal e profissional. 

A verdade é que inúmeros são os motivos pelos quais mais de 4 milhões de cidadãos vivem em território estrangeiro e este número aumenta a cada ano, principalmente depois das mudanças sociais e econômicas causadas pela pandemia. 

No entanto, em meio a tantos processos que envolvem uma mudança de país, há quem ainda tenha dúvidas em relação à importância de falar um outro idioma e, é justamente sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje. 

Preciso falar outra língua para fazer a mudança de país?

Embora não seja um pré-requisito obrigatório para viver em outro país, falar um segundo idioma vai tornar as coisas bem mais fáceis para você. 

Isso porque, já no processo de solicitação de visto, alguns países não disponibilizam agentes consulares que falam português, sendo necessário ter conhecimento intermediário em inglês – idioma universal – ou na língua praticada no destino.  

O mesmo vale para outras dificuldades que podem surgir no seu caminho, tornando processos simples da sua mudança de país em uma grande dor de cabeça.

Benefícios de dominar um segundo idioma

Além de facilitar na imigração, como já mencionamos, existem outras vantagens associadas ao domínio de um segundo idioma se você deseja morar no exterior. 

Facilita o processo de adaptação

Por mais familiarizado que você esteja com o país de destino, o processo de mudança e adaptação nunca é fácil. Isso porque, no exterior, muitas coisas funcionam de forma diferente e, coisas simples do dia a dia podem se tornar complicadas. 

Com a falta de conhecimento do idioma, tomar um café num estabelecimento, comprar algumas torradas ou até mesmo contratar um prestador de serviços nativo acabarão sendo tarefas mais difíceis do que deveriam. 

Já se você sabe falar a língua local, tudo isso se tornará mais descomplicado e, consequentemente, você sentirá menos dificuldade em se adaptar à nova realidade.

Ajuda na socialização 

homem e mulher dialogando em idiomas diferentes em mudança de país

Nada mais desagradável do que estar em um jantar ou uma reunião de negócios em que todos estão conversando, socializando e você não consegue entender uma palavra sequer.

Se o objetivo é desenvolver seu lado social no exterior, fazer novos amigos, se relacionar com a vizinhança ou com os novos colegas de trabalho, tudo ficará mais fácil com o domínio do idioma praticado em seu destino. 

Além disso, será mais fácil interagir com a cultura local e desfrutar de uma experiência imersiva muito mais completa.

Maiores oportunidades de emprego

Ir para fora do país com fluência no idioma – seja ele o inglês ou qualquer outra língua – também abrirá um leque maior de oportunidades de trabalho e estudos. 

Isso acontece porque imigrantes que já possuem domínio na língua oficial utilizam deste benefício como diferencial competitivo, o que os fazem sair na frente de outros candidatos que não possuem tal habilidade.

Outra vantagem está relacionada ao número de vagas disponíveis para quem fala o idioma, que costuma ser expressivamente maior, ampliando o campo de atuação profissional. 

Facilidade com as burocracias

Toda e qualquer pendência de caráter administrativo pode ser considerada uma burocracia, e, quer queira, quer não, elas existem aqui, ou em qualquer lugar do mundo. 

Solicitar um cartão de crédito, fazer a matrícula em uma faculdade, registrar um número de telefone… Tudo isso requer o conhecimento no idioma, que será fundamental para resolver os pequenos problemas cotidianos com facilidade.

Ainda que existam os serviços de tradução para simplificar os processos, dificilmente você vai conseguir manter um diálogo compreensível com atendentes e prestadores de serviço sem dominar o idioma local. 

Qual idioma estudar?

Se você ainda não escolheu o país para o qual deseja ir, o mais indicado é que estude o inglês. Considerado idioma universal, é bem aceito na maioria dos destinos e é indispensável até mesmo para os profissionais brasileiros que desejam mudar de país. 

A recomendação é que foque tanto na parte gramatical, quanto na conversacional, uma vez que são duas frentes fundamentais para conseguir se sair bem na sua mudança de país.

Além disso, é importante praticar: falar entre amigos, familiares e conhecidos para criar autoconfiança e desenvolver suas habilidades no idioma. Assim, quando chegar a hora, você já vai estar craque para se comunicar e resolver qualquer questão que precisar!

Conheça o Click Traduções e os nossos serviços como, por exemplo, a tradução juramentada!



Open chat