Importância de adquirir um seguro saúde para sua viagem

Conheça os benefícios desse tipo de seguro e entenda os principais motivos para não embarcar sem contratá-lo!

Que viajar é uma das melhores coisas da vida, disso todos nós sabemos. No entanto, é fato que existem coisas que não podemos prever e, nada melhor do que estar preparado para elas, não é mesmo?

Imprevistos acontecem e, principalmente quando falamos em viagens longas – como é o caso dos destinos internacionais – é bom saber que temos para onde correr, ainda mais quando o assunto está relacionado à saúde e bem-estar durante sua viagem.. 

No entanto, há quem ainda tenha dúvidas sobre a importância de contratar um seguro saúde para viagem e, visando esclarecê-las de uma vez por todas, trouxemos um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!

O que é o seguro viagem?

Em linhas gerais, trata-se de um seguro destinado aos viajantes, que tem como objetivo prestar suporte em caso de qualquer imprevisto ou acidente durante sua jornada, seja ela uma viagem de turismo ou até mesmo um intercâmbio!

Ele deve ser contratado independentemente do tempo de estadia, país de destino, idade do viajante ou qualquer outra circunstância, afinal, todos estamos suscetíveis àquilo que não podemos controlar. 

Além de ser recomendável em qualquer viagem, alguns países inclusive o tornaram obrigatório para entrada no território, sendo item indispensável para chegar ao seu destino.

Como funciona o seguro viagem? 

Basicamente, o seguro para viagem funciona como um plano de saúde temporário, em que, durante o período para o qual foi contratado, o viajante terá cobertura ou indenização em casos de acidentes, doenças e diversas outras situações. 

Sua cobertura varia de acordo com o plano escolhido, podendo ser mais completa ou mais básica, dependendo das suas necessidades e exigências do país. 

É preciso ressaltar, que existe um teto máximo de cobertura, que deve ser avaliado no momento da contratação, para não ser pego de surpresa diante de uma emergência.

Quais os benefícios do seguro saúde para viagem? 

homem contratando seguro saúde para viagem antes de viajar

Como já mencionamos, imprevistos acontecem e, mesmo quando se está de férias, é preciso pensar na sua saúde e segurança. 

Ao contar com um seguro saúde para viagem, você garante que não só receba a assistência necessária, mas também minimize os prejuízos financeiros não planejados, que podem ser bem altos dependendo do destino em questão. 

Perdas ou extravio de bagagem, cancelamento de viagem ou atrasos também são cobertos por alguns seguros de viagem, passíveis de reembolso e indenização, além de assistência jurídica e funerária garantidas.

Quais coberturas oferecidas? 

Sejam os mais básicos ou mais completos, os seguros viagem em geral oferecem assistência médica para urgências e emergências. 

O que vai diferenciar um plano do outro são as coberturas adicionais, que vão desde indenização por extravio de bagagem a pagamento de fiança em caso de problemas judiciais. 

Dentre as coberturas mais comuns, você pode optar por um seguro com: 

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Regresso sanitário;
  • Cobertura para interrupção ou cancelamento da viagem;
  • Cobertura para internação e tratamento contra Covid-19;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Cobertura para acompanhante em caso de internação hospitalar;
  • Assistência funeral;
  • Indenização no caso de morte;
  • Indenização no caso de acidente;
  • Assistência jurídica;
  • Pagamento de fiança antecipada.

Países onde o seguro viagem é obrigatório

Como parte do Tratado de Schengen (acordo que impõe regras para circulação de pessoas dentro do território), os países listados a seguir exigem a apresentação do seguro viagem para cruzar as fronteiras: 

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Países baixos, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Além dos países mencionados, Equador e Venezuela também pedem aos visitantes que apresentem um seguro de saúde ao visitar seu território.

Como contratar um bom seguro saúde para viagem?

Como já dizia o ditado, é melhor prevenir do que remediar. E, nada melhor do que estar preparado para qualquer imprevisto, sem se preocupar com questões financeiras e judiciais. 

Portanto, o mais indicado é que você contrate um seguro saúde para viagem antes de embarcar, incluindo-o na sua lista de tarefas para ter tempo de analisar com calma todas as propostas e opções disponíveis no mercado. 

Faça a cotação com uma seguradora de confiança e verifique as particularidades do contrato antes de fechar negócio. Se possível, converse com um profissional para sanar suas dúvidas em relação ao melhor plano para o seu caso. 

O ideal é fazer uma cotação com diferentes empresas especializadas a fim de encontrar um seguro que ofereça o melhor custo-benefício em relação aos demais.

Planejando sua viagem: outros passos importantes

Além do já mencionado seguro saúde para viagem, também é indispensável ter em mãos, outras documentações exigidas para cruzar as fronteiras. 

Passaporte válido, visto de permanência e certificado internacional de vacina são exigidos na maioria dos países da Europa, Ásia e América do Norte e devem ser providenciados com antecedência.

Já documentos oficiais como diplomas, certificados de curso, certidões de nascimento, casamento ou óbito (exigidos para programas de intercâmbio) precisam de tradução juramentada e devem passar pelo processo de apostilamento, caso o país de destino exija.

Conheça a Click Traduções e os diferentes tipos de traduções oferecidas!



Open chat