Dicas para melhorar a compreensão da língua inglesa

Saiba como aprimorar seus conhecimentos no idioma e adquirir a tão sonhada fluência e compreensão da língua inglesa!

Seja para se destacar no mercado de trabalho ou para conseguir se comunicar em uma viagem internacional, é fato que o inglês tem se tornado cada vez mais indispensável no nosso dia a dia. 

No entanto, para aprender o idioma com excelência, garantir um bom desempenho na língua e adquirir a tão sonhada fluência, não basta apenas contar com o conteúdo oferecido nos cursos de idiomas. 

Isso porque, apesar de ser fundamental, o conhecimento passado em sala de aula não é suficiente para te tornar proficiente no inglês, exigindo que você busque mais recursos e insira o idioma na sua rotina para se aperfeiçoar. 

E se você, assim como milhares de pessoas, ainda não sabe como trazer a língua estrangeira para o seu dia a dia e quer melhorar sua compreensão da língua inglesa, continue acompanhando o conteúdo a seguir!

Como melhorar a compreensão da língua inglesa?

Pode parecer meio óbvio, mas praticar o idioma é a melhor forma de treinar seus ouvidos para criar uma maior identificação com a língua e conseguir um bom desempenho em seus estudos.

Além disso, também é possível recorrer a alguns recursos disponíveis para aprimorar seus conhecimentos e se tornar um expert em inglês.

Treine seu ouvido para o idioma

Consumir o máximo de conteúdo em inglês é uma excelente forma de treinar seus ouvidos para compreender melhor o idioma. 

Assista a noticiários, ouça músicas, podcasts, assista séries e filmes e, se possível, troque até o idioma do seu GPS para poder imergir completamente neste universo. 

O ideal é escutar mais de uma vez o mesmo áudio para se familiarizar com os diálogos e acelerar a compreensão. O segredo é a frequência e a atenção que você dedica nestes momentos em que está em contato com a língua.

Mantenha-se focado no contexto da conversa

menina estudando compreensão da língua inglesa

Sempre que estiver assistindo a um filme ou até conversando com outra pessoa em inglês, é fundamental se manter focado no contexto da conversa. 

Dessa forma, você poderá buscar palavras-chave ou frases que te deem um melhor contexto da conversa e te ajudem a se familiarizar ainda mais com o idioma

Quando estiver assistindo algo, tente reconhecer os diálogos das cenas sem legendas. Observe todo o contexto e tente decifrar o que está sendo falado pelos personagens. 

No começo, esse exercício tende a ser um pouco mais difícil, mas a tendência é que com o tempo você consiga assistir sem contar com o auxílio delas. 

Fique atento a entonação e pronúncia

Essa dica se aplica principalmente para quem está estudando ou viajando para o exterior. Nativos em inglês costumam destacar algumas palavras (substantivos, verbos e adjetivos) que transmitem a ideia principal do que está sendo dito. 

Portanto, é fundamental ficar atento à entonação e pronúncia das palavras para conseguir compreender o contexto geral da conversa e não ficar perdido na interação.

Utilize a internet como sua maior aliada

Seja para aprender o idioma ou para aperfeiçoar suas habilidades comunicativas em inglês, a internet se mostra uma excelente aliada em ambos os casos. 

Hoje em dia, é possível encontrar diversos aplicativos e plataformas que auxiliam estudantes a atingir a fluência no inglês nos mais diferentes níveis. 

Aplicativos de tradução, aplicativos para treinar escuta e conversação e milhares de outras funcionalidades estão à disposição para dar suporte e complementar seus estudos no dia a dia. 

Além disso, há ferramentas que te permitem conversar online com nativos no idioma, o que favorece o treino de compreensão auditiva, pronúncia e vocabulário.

Não se esqueça de treinar a conversação

Se você quer melhorar sua compreensão da língua inglesa, é igualmente fundamental se dedicar à fala, afinal, quanto mais você souber falar, mais conseguirá compreender o que os outros estão dizendo. 

Fale com seus amigos, familiares ou até mesmo treine sozinho em frente ao espelho, se for o caso. Escute os diálogos dos filmes, músicas e seriados e reproduza-os para treinar sua pronúncia e, consequentemente aprimorar suas habilidades de escuta e fala. 

No mais, é importante contar com excelentes profissionais para te auxiliar no processo de aprendizado, uma vez que eles são responsáveis por te passar toda a teoria e regras para aplicação correta do idioma.

Caso precise de uma tradução juramentada de nível profissional, conte com o Click Traduções! Entre em contato e solicite seu orçamento!



Open chat