Como sair dos EUA com o visto americano vencido?

Entenda como funciona o processo de retorno nos casos em que o visto venceu durante a viagem

Viajar para os Estados Unidos e conhecer uma das maiores potências mundiais faz parte dos planos de boa parte dos brasileiros que veem no país a grande chance de ter contato com a origem de muitas das coisas que nos influenciam por aqui. 

No entanto, para realizar este sonho, é preciso ter em mente que será necessário dedicar um tempo para obter um bom planejamento e com burocracias (como a tradução de documentos), uma vez que para entrar em solo americano é necessário ter o visto aprovado pelas autoridades. 

Essa aprovação nem sempre vem da forma que desejamos, tendo em vista que existem diversos tipos de visto e, para cada um deles é necessário apresentar uma documentação específica, até mesmo traduzida para consegui-lo. 

Isso faz com que milhares de pessoas acabem optando pelo visto de turista, estendendo o prazo de permanência nos Estados Unidos e que podem se deparar com o visto americano vencido para retornar ao Brasil, situação que pode ser um tanto embaraçosa para ser resolvida. 

Por quanto tempo posso permanecer nos EUA com visto americano vencido?

O visto de turismo (B1/B2) concede aos imigrantes um prazo de permanência de 6 meses em solo norte-americano. Isso significa que, a contar do primeiro dia em que chegou nos Estados Unidos, o turista pode permanecer pelo máximo de tempo estipulado previamente. 

Este prazo é anual, ou seja, uma vez por ano, será possível visitar a Terra do Tio Sam e ficar por lá durante até 6 meses. 

Porém, isso não significa que o agente de imigração concederá esse prazo para todos os turistas. Esse tempo poderá ser encurtado, caso o profissional responsável por analisar as documentações considere a entrada no país suspeita. 

O que acontece depois desse prazo? 

Você com certeza já ouviu falar ou viu alguma notícia sobre o controle de imigração dos Estados Unidos e da sua rigidez caso encontre algum imigrante com situação irregular no país. 

Via de regra, a deportação e o cancelamento do visto são as principais medidas adotadas para aqueles que são flagrados pelos agentes responsáveis pelos imigrantes. 

Em casos mais graves, esses imigrantes podem ser proibidos de voltar ao país indefinidamente. 

Imigrantes com visto americano vencido que não foram flagrados pelos agentes da imigração podem retornar normalmente ao Brasil, precisando apenas ter o passaporte brasileiro válido para embarcar rumo às terras tupiniquins.

Poderei solicitar o visto novamente?

Nos casos de deportação, as autoridades norte-americanas determinarão o tempo de penitência no qual você não poderá voltar aos Estados Unidos. O prazo varia de 5 a 20 anos, dependendo do julgamento de cada agente consular. 

Passado o período estipulado, você pode sim, tentar novamente o visto para os Estados Unidos, desde que tenha toda a documentação exigida e consiga comprovar que não permanecerá em solo americano por mais tempo do que deveria.

O que fazer para permanecer em solo americano por mais de 6 meses?

foto de arame farpado com bandeira dos eua no fundo sinalizando dificuldades com visto americano vencido

Se o seu objetivo é realmente ficar mais tempo do que o prazo estipulado pelo visto de turismo, o ideal é que opte por solicitar um outro tipo de visto, mais adequado às suas necessidades. 

Visto de estudante

O visto destinado aos estudantes tem validade de 4 anos e precisa obrigatoriamente estar atrelado à uma instituição de ensino, seja ela uma escola de idiomas, universidade ou High School. 

Além de apresentar os documentos de matrícula, quem solicita esse tipo de visto precisa comprovar também uma renda suficiente para se manter durante sua estadia no país, o que torna as coisas um pouco mais complicadas. 

Visto de trabalho

Um pouco mais complexo do que a categoria anterior, o visto de trabalho é dividido em diversas categorias: estagiário, trabalhador temporário, profissional especialista, profissional qualificado e não qualificado. 

Entretanto, seja para qualquer uma das categorias, é exigido que o imigrante tenha fluência no idioma (inglês) e faça a tradução juramentada dos documentos – diplomas, históricos escolares e outras papeladas oficiais – para dar entrada no processo. 

Com duração máxima de 3 anos, o visto de trabalho dos EUA exige que após este período, o imigrante retorne ao seu país de origem e espere por 3 meses até poder, enfim, solicitar novamente o mesmo visto.

Green Card

Já para permanecer em solo norte-americano por tempo indeterminado, é necessário solicitar o tão famoso Green Card – documento que permite morar, trabalhar e ser atendido por serviços públicos nos Estados Unidos. 

O processo para consegui-lo, no entanto, não é nem um pouco simples. O meio mais comum é a comprovação de laços familiares com cidadãos americanos, que podem ser parentes diretos ou cônjuges.

Investidores, profissionais da área científica ou que se destacam em seu mercado de atuação também estão aptos a solicitarem o documento, desde que cumpram os requisitos necessários exigidos pela lei americana. 

Em todo caso, o processo de resolver o visto americano vencido costuma demorar alguns meses e, em determinados casos, pode levar anos para ser concluído, sendo necessário encontrar outras alternativas para morar legalmente nos Estados Unidos enquanto aguarda o prazo.

Durante esse processo burocrático, conte com o Click Traduções para realizar a tradução de seus documentos!



Open chat