Entenda as vantagens associadas à dupla cidadania italiana e quais os meios para conseguí-la!
Ter um passaporte europeu é sem dúvidas uma das principais formas de conseguir viajar para inúmeros países com muito mais facilidade, menos burocracias e maior tranquilidade.
Isso porque, a União Européia é uma das maiores potências mundiais e exerce influência sob diversos outros continentes, abrindo as portas para quem possui documentação atrelada aos países que fazem parte do conjunto.
Mas afinal, é possível que brasileiros conquistem o tão desejado passaporte europeu? A resposta para essa pergunta é: sim, é possível através da cidadania italiana ou da solicitação de dupla cidadania para qualquer outro país europeu.
Quer saber como conseguir o documento e quais são os benefícios para quem o possui? Então continue acompanhando pois é justamente sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje!
O que é a cidadania italiana?
Para explicar de forma simplificada, a cidadania italiana nada mais é do que um documento que lhe garante os direitos e deveres que um indivíduo italiano nativo possui.
Com ela, é possível ter participação ativa na economia do país, intervir na formação do governo e ter livre acesso aos demais países que fazem parte da União Europeia, podendo ir e vir sempre que desejar.
Quem tem direito e pode solicitar?
Segundo as leis italianas, tem direito a solicitar a dupla nacionalidade cidadãos descendentes de italianos que possam comprovar a transmissão de sangue por meio de documentações específicas – certidões de nascimento, casamento e óbito.
Ao contrário de outros países, não existe um limite de gerações e a regra se aplica a qualquer um que tenha laços sanguíneos comprovados com seus ancestrais.
Netos, bisnetos, tataranetos e, assim por diante, podem fazer a requisição da nacionalidade dando início ao processo ainda no Brasil por vias judiciais ou podem optar por solicitar o documento diretamente na Itália.
Vale lembrar que isso é possível pois brasileiros têm entrada liberada na Itália – mesmo que sem a cidadania -, desde que a permanência não ultrapasse os seis meses estipulados para turismo.
Quais são os trâmites para solicitar a cidadania italiana?
Conforme explicamos anteriormente, depois de descobrir se tem ou não direito à cidadania italiana, deve-se reunir os documentos necessários para comprovar os laços sanguíneos e dar entrada no processo.
Se for fazê-lo do Brasil, deve primeiro identificar qual o Consulado Italiano responsável pelo seu estado para então conseguir protocolar sua solicitação. Será necessário monitorar as convocações do Consulado para ver se chegou a sua vez.
Enquanto isso, deve já ter reunido as papeladas exigidas para que possa apresentá-las no dia da sua convocação.
É importante ressaltar que o processo, quando feito no Brasil, pode demorar cerca de cinco anos ou mais – dependendo do Estado.
Já para quem pretende fazer a solicitação diretamente na Itália, o tempo de espera para conseguir a documentação costuma ser bem menor, no entanto, exige mais disponibilidade de tempo e dinheiro.
Será necessário apresentar os documentos e solicitar o reconhecimento da cidadania, que deverá ser atrelado a uma série de outros trâmites exigidos para validar a solicitação.
Neste sentido, contar com a ajuda de profissionais especializados certamente é uma saída mais viável para evitar prejuízos financeiros e uma possível negativa das autoridades italianas.
Quais os documentos exigidos no processo?
Basicamente, os documentos solicitados para conquistar a dupla nacionalidade são:
- Certidões de nascimento, casamento e óbito;
- Certidão de naturalização (positiva ou negativa);
- Documentos pessoais do requerente.
Vale ressaltar que devem ser apresentados os papéis correspondentes a todos os envolvidos no processo e que, os documentos devem estar com a devida tradução juramentada para serem aceitos.
Quais os benefícios para quem possui a cidadania italiana?
Ser reconhecido como cidadão italiano, como já explicamos acima, ajuda a abrir muitas portas não só na Europa, mas em diversos outros países espalhados pelo mundo.
Para ser mais preciso, é possível entrar em mais de 188 países sem a necessidade de visto de turista, incluindo os Estados Unidos, um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros que desejam morar fora do país.
Além disso, é possível trabalhar de forma legal em qualquer país da União Europeia, ampliando o leque de oportunidades para quem quer seguir carreira internacional.
O mesmo vale para aqueles que desejam estudar no exterior, afinal, a Europa possui inúmeras escolas e universidades renomadas, que possuem reconhecimento mundial.
Com um sistema de saúde que está entre os dez melhores do mundo, viver na Itália com um passaporte europeu também te dá o direito de gozar da saúde pública de qualidade oferecida aos cidadãos, o que, no cenário atual do Brasil, é uma grande vantagem.
Agora que você já sabe quais são os benefícios de ter a dupla cidadania italiana, não se esqueça de procurar empresas especializadas para te ajudar no processo de conquistar seu passaporte europeu!
Entre em contato com o Click Traduções e solicite já sua tradução de documentos!
Saiba mais: Como conseguir cidadania francesa