Quais os melhores certificados de curso de inglês?

Entenda o que são os certificados de inglês e quais são os mais indicados de acordo com o seu objetivo!

Seja para conseguir melhores oportunidades de emprego ou para garantir sua vaga em uma universidade no exterior, é fato que conseguir um certificado de curso de inglês faz toda a diferença nestes cenários. 

Isso porque, eles são responsáveis por comprovar sua fluência e seus conhecimentos no idioma, requisito exigido para ambos os casos mencionados acima. 

Neste sentido, entender melhor o que são esses certificados, bem como conseguí-los é fundamental para garantir que seus planos sejam consolidados e você possa, enfim, aproveitar das vantagens oferecidas ao obtê-los. 

O que são os certificados de curso de inglês?

Em primeiro lugar, é preciso saber o que de fato é um certificado de curso de inglês. Como o próprio nome sugere, trata-se de um documento que atesta que você possui os conhecimentos e a fluência na língua inglesa. 

Obtidos através de um exame de proficiência que avalia a capacidade de comunicação do indivíduo com testes de fala, escrita, audição e leitura, esses certificados são destinados a estudantes do idioma que se sentem aptos a realizá-los.

Quais as vantagens em obter um certificado de inglês?

Exigido por empresas nacionais e internacionais, o certificado de inglês é indispensável para quem deseja alavancar sua carreira, seja no Brasil ou no exterior. 

Além de comprovar seus conhecimentos para que possa se destacar no mercado de trabalho, esse tipo de certificação também ajuda a abrir um leque de oportunidades para desenvolvimento pessoal e profissional. 

Outra vantagem está na possibilidade de estudar em uma universidade em outro país, uma vez que para isso é necessário apresentar essa documentação para atestar às instituições que você possui o conhecimento do idioma e está apto para o intercâmbio.

Como conseguir um certificado de inglês?

Diversas instituições, universidades e empresas oferecem o teste para conseguir o certificado de proficiência em inglês, a maioria delas com amplo reconhecimento internacional. 

No entanto, é preciso estar atento: há determinadas certificações que são voltadas para conhecimentos específicos, sendo necessário conhecer as principais delas e identificar qual faz mais sentido de acordo com o seu objetivo.

Quais são os melhores certificados de curso de inglês?

blocos de madeira empilhados com nomes de certificados de cursos de inglês

Para te auxiliar a descobrir qual certificado de curso de inglês se adequa melhor às suas necessidades, reunimos a seguir as principais certificações internacionais voltadas para comprovação dos seus conhecimentos:

TOEFL

O Test Of English as a Foreign Language – também conhecido como TOEFL – é considerado o principal certificado de inglês em todo o mundo e é aceito pelas universidades mais renomadas do globo.

Esse teste pode ser realizado tanto de forma online quanto de forma presencial, sendo necessário realizar previamente a inscrição através do site.

Com duração de aproximadamente 5 horas, a prova tem seu principal foco na avaliação da capacidade de compreensão e domínio do inglês dentro de um nível acadêmico, com etapas de redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.

IELTS

Destinado tanto para fins acadêmicos, quanto para corporativo e imigratório, o International English Language Testing System possui ampla aceitação nas universidades mundiais – cerca de 10 mil instituições – e é considerado um dos mais abrangentes do mercado.

Desenvolvido pela Universidade de Cambridge, o teste avalia a redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e capacidade oral dos participantes, tendo como teste principal uma entrevista com um examinador que simula uma conversa real.

TOEIC

Voltado especificamente para o universo corporativo, o Test of English for International Communication avalia os conhecimentos idiomáticos do candidato em situações corriqueiras relacionadas à profissão, como reuniões, ligações e viagens. 

O exame é feito de forma presencial e conta com duas etapas: a primeira com 200 perguntas focadas no listening (audição) e reading (leitura); e a segunda com foco no speaking (fala) e writing (escrita).

Qual certificado escolher?

Conforme explicamos acima, a escolha do certificado mais adequado vai depender do seu objetivo. No entanto, é válido afirmar que todos os exames mencionados acima são bem aceitos no mercado de trabalho e universidades do exterior. 

Se estiver se candidatando para uma vaga de trabalho em outro país ou ainda pretende realizar um intercâmbio, é válido se informar sobre os requisitos e quais são os certificados aceitos no processo de admissão. 

Seja qual for o exame escolhido, é importante se preparar com antecedência, estudar para a prova e analisar as questões aplicadas em exames anteriores a fim de garantir bons resultados.

Preciso de tradução juramentada para o meu certificado?

Embora a maioria das certificações sejam emitidas em inglês, algumas instituições podem exigir a tradução juramentada do documento para atribuir sua validade legal. Portanto, é fundamental confirmar as informações antes de embarcar para sua jornada no exterior. 

Além disso, esse tipo de serviço é indispensável para outros documentos, portanto, prepare-se com antecedência para não ter nenhuma surpresa desagradável no seu processo de imigração.

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento agora mesmo!



Open chat