Home > Apostila de Haia: entenda o que é, valores e como fazer

Apostila de Haia: entenda o que é, valores e como fazer

Foto simulando o modelo de uma Apostila de Haia feita por uma empresa especializada em tradução

Há quem pense que apenas a tradução juramentada já é o suficiente para validar documentos oficiais no exterior, o que é um erro. Países estrangeiros podem solicitar o reconhecimento de firma e autenticação do documento no Ministério das Relações Exteriores e na embaixada do país de destino ou o apostilamento de Haia, caso o país de destino seja signatário da Convenção de Haia.

Mas você sabe o que é Apostila de Haia, como fazê-la e quanto custa esse serviço? Não? Então você está no lugar certo, pois é sobre isso que tratamos neste artigo. Confira!

O que é Apostila de Haia?

A Apostila de Haia é um certificado que atesta a autenticidade de documentos públicos perante autoridades estrangeiras de países que compõem a Convenção de Haia. Essa convenção nada mais é que um tratado internacional que, dentre várias decisões, facilitou o processo de legalização de documentos estrangeiros aos países signatários.

O Brasil se tornou membro da convenção em 2016. A partir dessa data, não era mais necessário encaminhar os documentos para que o Ministério das Relações Exteriores e o consulado os autenticassem, tornando o serviço mais acessível financeiramente e menos burocrático.

Convém mencionar, ainda, que o certificado é chamado de Apostila de Haia, mas não por se tratar de uma apostila. O verbete “apostila” também significa acréscimo, ou seja, o apostilamento de Haia consiste em um adendo anexado à tradução juramentada do documento público.

Como fazer a Apostila de Haia?

Antes de o Brasil se tornar signatário da Convenção de Haia, era preciso reconhecer firma no cartório ou tabelionato, autenticar o documento, já traduzido, no Ministério das Relações Exteriores e na embaixada ou consulado do país de destino. Como dá para imaginar, esse processo levava meses para ser concluído.

Com o ingresso do Brasil na Convenção de Haia, basta levar a tradução juramentada do documento até um cartório ou tabelionato habilitado. Se você desejar ainda mais comodidade, há empresas de tradução juramentada que já realizam o apostilamento de Haia.

Vale destacar que é preciso solicitar uma apostila para todos os documentos, e cada cartório e tabelionato possui suas próprias regras para emissão do documento. Há locais, por exemplo, que só fazem o apostilamento mediante apresentação do documento original ou cópia autenticada.

Outro ponto que merece atenção é que o apostilamento de Haia sempre é realizado no país de origem do documento. Portanto, não deixe para solicitar o serviço após a viagem e, caso gere documentos no país de destino, deve apostilá-los antes de retornar ao Brasil.

O que é o E-Apostila?

Criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em colaboração com o Colégio Notarial do Brasil (CNB), o E-Apostila é uma plataforma que permite o apostilamento eletrônico de documentos. Esse sistema foi desenvolvido para tornar o processo de apostilamento mais ágil e fácil, eliminando a necessidade de uso de papel.

Para utilizar o E-Apostila, é preciso realizar um cadastro, ou login, no site Apostil e seguir alguns passos simples: preencher informações sobre o tipo de documento, anexar o arquivo em PDF e assinar digitalmente a apostila. Após concluído o processo, é possível baixar a Apostila Digital de Haia.

E a Apostila Híbrida?

A Apostila Híbrida tem esse nome por ser formada por duas vias: uma física, e outra, eletrônica. Dessa forma, é possível ter uma cópia física e outra digital da apostila, com mais segurança e praticidade para quem precisa apresentar documentos em outros países. Para solicitar a Apostila Híbrida, é necessário efetuar o pedido no cartório de autorização e o envio da cópia digital para o e-mail ou celular.

A quais documentos a apostila se aplica?

O apostilamento de Haia se aplica aos documentos públicos ou particulares que tenham sido reconhecidos por tabelião. Alguns exemplos são:

  • Documentos oriundos de autoridades ou agentes públicos ligados à jurisdição do Estado;
  • Documentos administrativos;
  • Atos notariais;
  • Declarações oficiais anexas aos documentos, de caráter privado.

E a quais documentos a Apostila de Haia não se aplica?

A Apostila de Haia não se aplica a documentos:

  • Emitidos por diplomatas ou cônsules;
  • Vinculados a atividades mercantis ou alfandegárias;
  • Que serão apresentados em países não signatários da Convenção de Haia. 

Como saber se devo apostilar um documento?

Para saber se é necessário apostilar um documento, é preciso verificar se o país é signatário da Convenção da Apostila da Haia. Caso o país em questão seja signatário, é necessário apostilar o documento. 

Do contrário, será necessário realizar a legalização consular ou diplomática do documento. Nesse caso, é importante verificar os requisitos específicos do país para a legalização de documentos.

Para verificar se um país é signatário da Convenção da Apostila da Haia, é possível consultar a lista disponível no site do Ministério das Relações Exteriores.

Quando precisarei de uma Apostila de Haia?

Como dissemos, a Apostila de Haia é necessária quando um documento público precisa ser apresentado em outro país. Isso pode acontecer em diversas situações, por exemplo, para fins de estudos, trabalho, estágios, au pair, atuação voluntária, casamento, residência no exterior ou quando é preciso validar documentos emitidos em outro país.

A Apostila de Haia tem prazo de validade?

A Apostila não possui um prazo de validade, pois sua vigência está relacionada à validade do documento ao qual está anexada, ou seja, a apostila terá o mesmo prazo do documento original.

Quanto custa o apostilamento de Haia?

Como aponta o artigo 18 da Resolução 228/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cartórios e tabelionatos têm liberdade para definir o valor a ser pago pelo serviço de apostilamento. Contudo, firmaram um acordo para que o valor cobrado não destoe de um estado para outro. Atualmente, são cobrados, em média, R$ 75,00 por cada certidão no Brasil, podendo variar conforme o estado e região.

Como a Click Traduções pode me ajudar?

A Click Traduções é uma empresa 100% digital, que oferece diversas modalidades de tradução, como a juramentada e a técnica. E para oferecer mais comodidade, também realizamos o apostilamento de Haia no cartório e entregamos o serviço completo para você.

Se gostou de saber o que é Apostila de Haia, continue acompanhando o blog e saiba mais sobre a apostila de documentos.

O orçamento para sua solicitação ser feito por um de nossos consultores,
por favor preencha o formulário no menu Contato

Pague com Pagamento Seguro com Mecado Pago

Caso você tenha uma solicitação especial fale conosco.

Contato

Peça Seu Orçamento

Selecione os idiomas, tipo de serviço, forma de entrega e faça upload do seu arquivo para tradução.

Conclua seu pedido

Informe seus dados pessoais, endereço e realize o pagamento para concluir o pedido.

Aguarde a execução

Aguarde enquanto o tradutor de documentos selecionado realiza a tradução.

Receba sua tradução

Recebe sua tradução em casa pelo correio ou por e-mail, de acordo com seu pedido.

O que nossos clientes falam sobre a Click Traduções?

  • Eficiencia, foi muito rápido. Tudo em ordem. Super indico

    Andrea Moreno Avatar Andrea Moreno
    fevereiro 10, 2023

    Prestam um excepcional serviço: rápido, valor justo, profissional e atenciosos. Já usei várias vezes e continuarei usando e recomendando.

    Paulo Ramos Avatar Paulo Ramos
    fevereiro 3, 2023

    Melhor orçamento e uma velocidade incrível! Uma amiga que me recomendou e gostei muito, sempre que precisar irei contatá-los!!!!!

    Amanda Beatriz Loureiro Avatar Amanda Beatriz Loureiro
    fevereiro 3, 2023
  • Entregaram na data certa que eu tinha que viajar,chegou antes do prazo,recomendo muito

    Dilan Jhoel Avatar Dilan Jhoel
    janeiro 3, 2023

    Experiência excelente! A empresa entrega o trabalho rápido, com qualidade e preço muito bom, além do atendimento ímpar. Recomendo e voltarei a utilizar os serviços da empresa.

    Ítalo Dantas Avatar Ítalo Dantas
    dezembro 3, 2022

    Estou fazendo minha cidadania italiana! E o atendimento foi excelente! O preço e prazo de entrega melhor que esperado

    AMANDA MORAES Avatar AMANDA MORAES
    dezembro 3, 2022
  • eles são muito solicitos, rápidos e competentes! todas as traduções de diploma/histórico escolar faço com eles

    Juliana Xavier Avatar Juliana Xavier
    dezembro 3, 2022

    A entrega e o atendimento foram excelentes. Equipe atenciosa e tradução com um preço justo e feita por excelentes profissionais. Para quem é do meio acadêmico super recomendo!!!!

    Daniel Felipe Fernandes Paiva Avatar Daniel Felipe Fernandes Paiva
    novembro 3, 2022

    atendimento diferenciado, bons de prazo e otima qualidade

    Eduardo Nogueira Avatar Eduardo Nogueira
    novembro 3, 2022
  • Ótimo atendimento, excelente serviço, bastante ágeis além de ter um preço muito bom! Recomendo!!

    Allan Gonzaga Avatar Allan Gonzaga
    outubro 3, 2022

    entregam no prazo, atencioso com a necessidade do cliente, não teve erros de traduções. recomendo.

    Paulo Sergio Candido Avatar Paulo Sergio Candido
    outubro 3, 2022

    Otima Empresa, responsavel, e o meu Documento chegou no dia certo pelo correio, Indico, confiavel

    Koffer berg Avatar Koffer berg
    outubro 3, 2022
  • Preço muito bom,qualidade ,prazo e atendimento excelente.Eu recomendo

    Eduardo Silva Avatar Eduardo Silva
    outubro 3, 2022

    Bons preços e bom atendimento.

    Isabella Venturim Avatar Isabella Venturim
    outubro 3, 2022

    Se estiver em dúvida, vai na fé! Contratei 2 traduções juramentadas e a Click Traduções me entregou super rápido, com qualidade excelente. Arrasam 😁

    allan Avatar allan
    setembro 3, 2022
  • Super recomendando! Já fiz diversas traduções com eles... Atendimento, agilidade e documentos com assinatura digital.

    Renato Menezes Avatar Renato Menezes
    setembro 3, 2022

    Chegou no prazo, em perfeito estado. Muito satisfeito com o serviço

    Leonardo Kwiecinski Avatar Leonardo Kwiecinski
    setembro 3, 2022

    Excelente serviço e muitos rápidos na entrega!

    Andressa Oliveira Soares Avatar Andressa Oliveira Soares
    setembro 3, 2022
  • 10 Estrelas! Eficientes, entregam no prazo, extremamente satisfeito.

    Koz Palma Avatar Koz Palma
    setembro 3, 2022

    Atendimento excelente!!! Muito eficientes!!! Recomendo com certeza!!! 😉👍

    kerolen azevedo Avatar kerolen azevedo
    setembro 3, 2022

    Serviço ágil e com preço competitivo. Recomendo fortemente.

    Ingrid Cecilia Avatar Ingrid Cecilia
    setembro 3, 2022
  • Excelente serviço! Já precisei duas vezes e sempre fui bem atendida. Cumprem o prazo que solicitam e tem excelente preço! Obrigada 😃

    Sandra Caram Avatar Sandra Caram
    agosto 3, 2022

    Foi ótimo, fiz vários documentos e o preço é excelente e são super atenciosos se aparecer qualquer errinho. Recomendo e farei mais traduções com eles.

    thainá Silveira Avatar thainá Silveira
    agosto 3, 2022

    Atendimento rápido e entregas dentro do prazo. Muito bom!

    Yeda Tavares Avatar Yeda Tavares
    agosto 3, 2022
  • Atendimento excelente, fiquei muito satisfeito 😌.

    Marcelo Aurélio de Morais Avatar Marcelo Aurélio de Morais
    agosto 3, 2022

    Rapido barato e de qualidade!

    Sarah Cristina Kuhnen Avatar Sarah Cristina Kuhnen
    agosto 3, 2022

    Rapidez e preços especiais

    Restaurante DuSel Avatar Restaurante DuSel
    agosto 3, 2022
  • Recomendar a Click traduções é pouco diante da eficiência e qualidade do documento traduzido. Tive uma emergência para pegar um voo internacional, e eles conseguiram traduzir um documento super importante em menos de 2 horas. Recebi minutos antes da hora do meu embarque. O que salvou minha viagem. Se não fossem eles, com certeza não teria embarcado. Tradução super bem feita. Ótimo serviço. Podem confiar!

    marcela paiva Avatar marcela paiva
    julho 3, 2022

    O atendimento via chat foi rápido, orçamento também. Entrega dentro do prazo prometido. Recomendo.

    Murilo Bratti Avatar Murilo Bratti
    julho 3, 2022

    Atendimento rápido, entrega excelente preço muito justo.

    Camila Oliveira Avatar Camila Oliveira
    julho 3, 2022