Home > Tradução juramentada da CNH garante seu direito de dirigir em outro país?

Tradução juramentada da CNH garante seu direito de dirigir em outro país?

Saiba os processos para usar sua CNH no exterior e como a tradução juramentada entra

1.Entenda qual é o processo mais indicado para que sua habilitação seja válida fora do território nacional e se a tradução juramentada da CNH é de fato válida

Se você vai viajar para o exterior e deseja se locomover com mais praticidade e segurança, alugar um carro é sem dúvidas uma das opções mais viáveis e confortáveis para aproveitar o passeio. 

Contudo, antes de se programar para sair dirigindo no exterior, é preciso se certificar de que está cumprindo as regras estipuladas em relação à validade da Carteira de Habilitação, procedimento indispensável para se adequar às leis. 

2.Mas afinal, o que precisa ser feito para que você possa dirigir legalmente em outro país? Quais são os documentos necessários que deve portar? Somente a tradução juramentada da CNH é válida nesses casos?

Esclareça essas e outras dúvidas no conteúdo especial que preparamos hoje. Acompanhe!

A CNH brasileira vale no exterior? 

Segundo a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário – acordo internacional entre países cujo objetivo é facilitar o trânsito viário -, brasileiros podem dirigir com a carteira de motorista brasileira em todos os países que fazem parte da convenção. 

Dentre os territórios que aceitam o documento, podemos destacar: 

  • América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela;
  • América Central: Cuba, Costa Rica, Guatemala, Honduras e República Dominicana;
  • América do Norte: Estados Unidos e Canadá;
  • Europa: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Hungria, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça;
  • Outros continentes: Angola, Bulgária, Cazaquistão, Croácia, Luxemburgo, Guatemala, Equador, Irã, Israel, Noruega, Nova Zelândia e Panamá. 

Embora aceitem a CNH brasileira, todos os países mencionados acima estipulam um prazo de 180 dias para utilizá-la. Após este período, é necessário que o viajante apresente a PID (Permissão Internacional para Dirigir) e o passaporte válido, juntamente com a carteira. 

O que é e como solicitar a PID?

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma permissão concedida aos viajantes que pretendem dirigir em território estrangeiro. 

Essa habilitação internacional é reconhecida e aceita na maioria dos países, o que facilita a apresentação do documento sempre que necessário.

O processo para consegui-la é bem simples e deve ser feito ainda no Brasil, durante a etapa de planejamento da sua viagem. 

A solicitação da Permissão Internacional para Dirigir pode ser feita diretamente no site do Detran – departamento responsável por fiscalizar o trânsito em todo território brasileiro – e sua entrega é feita via Correios. 

Contudo, é preciso sinalizar que os valores cobrados para emissão do documento variam de acordo com o Estado em que você se encontra, por isso, é importante se certificar acerca dos custos envolvidos.

O que é preciso para torná-la válida em território estrangeiro? 

foto de esboço de CNH antes de passar pelo processo de tradução juramentada da CNH

Seja para a Carteira de Habilitação ou para a Permissão Internacional para Dirigir, ambas devem passar pela tradução juramentada para se tornarem válidas fora do território nacional. 

O que vai determinar se você vai usar uma ou outra, é a quantidade de dias que pretende passar no exterior. Em todo caso, precisará contar com a ajuda de um profissional especializado – tradutor juramentado – para realizar a tradução do documento. 

Isso porque, como já é de se imaginar, as informações contidas na habilitação precisam ser compreendidas pelas autoridades que as analisaram, o que fica mais difícil se estiverem escritas em português.

E, por se tratar de um documento considerado oficial, precisa ser traduzido por um profissional habilitado e dotado de fé pública para conferir-lhe a devida autenticidade.

Como fazer a tradução juramentada da CNH? 

O primeiro passo para traduzir a sua CNH é encontrar uma empresa especializada nesse tipo de tradução para que possa fazer a transposição de idiomas das informações. 

Hoje em dia, diversos profissionais já realizam o serviço de forma 100% digital, sem que você precise sair da sua casa, perder tempo com deslocamento ou ainda horas em filas de cartório. 

Ao solicitar um orçamento, você precisará informar a finalidade da tradução, bem como o idioma para o qual deseja fazer a transcrição. 

Feito isso, basta confirmar a contratação do serviço e aguardar que o tradutor juramentado envie o documento com a assinatura digital para que tenha validade internacional. 

Você pode tanto imprimi-lo, quanto utilizá-lo em sua versão digital. Contudo, é preciso se certificar de que o país para o qual está indo aceita essa segunda escolha. 

Quando é necessário tirar a carteira de habilitação internacional? 

Caso a sua intenção seja permanecer de forma definitiva ou por um tempo prolongado no exterior, pode ser necessário conseguir a carteira de habilitação internacional. 

Muitos países oferecem aos imigrantes a possibilidade de realizar uma prova teórica e uma prova prática para que conquistem a licença para dirigir pertinente ao Estado em que está vivendo. 

3.Vale ressaltar que para isso, no entanto, será necessário apresentar seus documentos pessoais (passaporte válido e carteira de motorista brasileira) e pagar uma taxa referente a emissão do documento.

Entre no site do Click Traduções e solicite já sua tradução juramentada da CNH!

O orçamento para sua solicitação ser feito por um de nossos consultores,
por favor preencha o formulário no menu Contato

Caso você tenha uma solicitação especial fale conosco.

Contato
Tradução juramentadaTradução Técnica