Tradução juramentada e assinatura digital: como otimizar seu tempo com esse processo

Conheça as vantagens e facilidades de optar pela tradução juramentada com assinatura digital 

No mundo moderno ninguém mais quer saber de perder tempo com burocracias, afinal, hoje em dia, com poucos cliques já é possível fazer praticamente tudo de forma digital. 

Pagar contas, acessar documentos, resolver problemas bancários, contratar e cancelar serviços e muitos outros processos que, antes, só poderiam ser feitos presencialmente, perdendo tempo com deslocamento, trânsito e afins, hoje podem ser feitos digitalmente.

Neste sentido, até mesmo processos mais complexos, como, por exemplo, assinar documentos, já migraram completamente para o ambiente online, assim como a tradução juramentada com assinatura digital.

Se antes era necessário ir até um cartório para solicitar uma tradução, hoje em dia, essa solicitação pode ser feita de forma online, sem você precisar sair de casa para contratar o serviço.

O que é a tradução juramentada com assinatura digital? 

Feita de forma 100% online, esse tipo de tradução permite que documentos sejam traduzidos e transmitidos sem que qualquer uma das partes envolvidas precise estar fisicamente presente. 

Trata-se de um modelo regulamentado recentemente, seguindo Instrução Normativa nº 72, em 19 de dezembro de 2019, que determinou que as traduções públicas poderiam ser realizadas em meio eletrônico mediante assinatura digital. 

Contudo, diferente das traduções simples ou livres, a tradução juramentada deve, obrigatoriamente, ser realizada por um profissional especializado, o tradutor público. 

Tal profissional precisa ser concursado, devidamente registrado e cadastrado na Junta Comercial do Estado em que atua, seguindo as diretrizes estipuladas para a profissão. 

Sua assinatura é necessária para atestar que o documento traduzido foi feito com base em um conteúdo original, atribuindo a fé pública para que o mesmo possua validade legal em território nacional e estrangeiro.

O conteúdo assinado digitalmente possui a mesma validade do que os documentos assinados de forma tradicional, uma vez que utiliza criptografia para promover a integridade e a segurança de documentos digitais.

Qual a diferença da tradução juramentada com e sem assinatura digital? 

mulher assinando digitalmente

A principal diferença entre a tradução juramentada tradicional e a com assinatura digital está relacionada à forma como ambas são feitas. 

Enquanto na tradução pública convencional é necessário que o solicitante leve o documento até o tradutor para ele traduzir e posteriormente, reconhecer firma de sua assinatura, no modelo de assinatura digital isso não acontece. 

Todo o processo pode ser feito de forma online – tanto o envio, quanto o recebimento dos documentos – sem que nenhuma das partes precise se deslocar para fazer a tradução acontecer. 

Vale lembrar que as diferenças se mantêm apenas na forma como cada uma é realizada: o resultado final não possui diferença e ambas são válidas legalmente e podem ser usadas dentro e fora do território nacional.

Quais as vantagens desse tipo de serviço nos dias atuais? 

Com o surgimento da pandemia, cada vez mais serviços migraram para o ambiente digital, visando atender a crescente demanda devido às restrições de deslocamento e convívio social. 

Contudo, a tradução juramentada com assinatura digital não auxilia somente em tempos de isolamento social. Ela é a alternativa ideal para quem busca praticidade, comodidade ou ainda, tem dificuldades para se locomover. 

Além disso, é uma excelente opção para reduzir custos, considerando que não precisará pagar pelo transporte, correios, cartório e portador. 

Outro benefício está relacionado ao fato de que com o documento digital é muito mais seguro, evitando fraudes e outros inconvenientes, uma vez que se trata de um conteúdo protegido por criptografia

Problemas com perdas ou rasuras são igualmente eliminados, considerando que com a versão digital, é possível enviá-la para qualquer lugar do mundo ou ainda imprimi-la sempre que for necessário.

Quando recorrer a uma tradução juramentada com assinatura digital?

Surgiu alguma viagem de última hora para o exterior e vai precisar traduzir seus documentos? Então a tradução juramentada com assinatura digital é a opção perfeita para você. 

Precisa traduzir documentos e não tem tempo durante o dia para ir até um profissional especializado? Sem problemas! A solução é recorrer à tradução juramentada com assinatura digital

Problemas com mobilidade ou ainda, está precisando economizar uma grana para outras demandas importantes? Você já sabe a resposta!

Em todos os casos mencionados acima, a tradução juramentada com assinatura digital é a escolha mais acertada para resolver suas demandas de forma simples, rápida e descomplicada. 

Na Click Traduções, todo o processo – desde a solicitação de orçamento até a entrega do conteúdo traduzido – é feito de maneira digital. 

Nosso extenso banco de tradutores estão prontos para receber suas demandas, analisar e passar um orçamento de acordo com o serviço solicitado em tempo ágil. 

Após aprovar, sua tradução é automaticamente recebida e destinada ao profissional mais adequado às suas necessidades. Em pouco tempo, você receberá os documentos traduzidos com qualidade e segurança que merece. 

Portanto, precisando de tradução juramentada, entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a)!



Open chat