Como se preparar para o mestrado em 2022

Pensando em cursar um mestrado no próximo ano? Então confira nossas principais dicas para se preparar!

Se você está pensando em iniciar um mestrado em 2022, então você precisa estar preparado para uma jornada acadêmica desafiadora, mas altamente recompensadora. 

Um mestrado pode aprimorar suas habilidades em seu campo existente, facilitar uma mudança de carreira ou até mesmo aumentar seu potencial de ganhos. 

Na verdade, os empregadores valorizam cada vez mais os diplomas de pós-graduação, visto que demonstram expertise, comprometimento e credibilidade.

Continue com a leitura e confira nossas principais dicas!

Dicas importantes para se preparar para um mestrado

Para estudar com sucesso em nível de pós-graduação, você precisará de um diploma de graduação e, muitas vezes, de experiência profissional na área também. 

Agora veja como se preparar para essa nova etapa:

1 – Considere suas razões para fazer um mestrado

Em primeiro lugar, você deve ser apaixonado pelo assunto. É um grande momento e um grande comprometimento financeiro, portanto, você precisa deixar claro os motivos para continuar sua educação em um determinado campo. 

Pense em seus objetivos, direção de carreira e como um mestrado o ajudará a chegar onde deseja.

2 – Pratique seu gerenciamento de tempo

Um mestrado exige um alto nível de autodisciplina, pois – ainda mais do que no nível de graduação – você será responsável por administrar seu tempo. 

Os cursos são condensados ​​em um ou dois anos (em tempo integral) e haverá muitos prazos e atribuições a serem concluídas juntamente com colocações de trabalho e malabarismo com a vida doméstica. 

Para ajudá-lo a se preparar, descubra as principais datas e prazos antes de iniciar o curso, para que você tenha clareza sobre suas prioridades e objetivos.

3 – Avance com a leitura

Estudar para um mestrado exige que você se comprometa com o autoestudo, portanto, quanto mais você se aprofundar no assunto antes do início do curso, melhor. 

Veja se consegue descobrir a lista de leituras antes do início do semestre para ter tudo o que precisa desde o primeiro dia. Isso também lhe dá a chance de comprar livros usados ​​online e obter as melhores ofertas antes de seus colegas.

4 – Fale com pessoas que concluíram um mestrado

Amigos e familiares que já estudaram um mestrado antes serão capazes de lhe dar uma visão real sobre o que esperar. 

Boas perguntas a fazer incluem: como é fazer um mestrado? Como é a carga de trabalho? Como você administrou o trabalho e a vida doméstica? 

É importante que você pesquise tudo minuciosamente para que não haja grandes surpresas. Você também pode se conectar com os alunos atuais da universidade de sua escolha para saber mais sobre suas experiências.

5 – Mergulhe no seu assunto

pessoa estudando para mestrado

Você pode ter feito uma pausa nos estudos, então é importante que você adote a mentalidade certa antes do início do semestre. 

Se você já comprou alguns de seus livros, comece a anotar as perguntas e ideias que você tem sobre os tópicos principais. 

Você também deve ler jornais acadêmicos e publicações relacionadas ao seu setor, para que esteja ciente dos tópicos e áreas para discussão em palestras.

6 – Organize-se

Você precisará organizar sua acomodação e vistos (se estiver estudando no exterior) bem antes de iniciar seu curso. 

Se você estiver se mudando para uma nova cidade, faça uma lista do que levar na mala e não deixe tudo para o último minuto. Certifique-se de saber como você vai financiar seu curso e também as despesas de manutenção.

7 – Construa seu currículo

Alguns cursos de mestrado exigirão que você tenha experiência de trabalho na área para a qual deseja ingressar, além de um diploma de graduação. 

Pode ser necessário concluir um estágio profissional como parte do curso, portanto, certificar-se de que seu currículo esteja atualizado antes de começar é uma ótima maneira de progredir. 

Também é uma boa ideia usar o LinkedIn para começar a fazer networking com profissionais do seu setor e aprender mais sobre as oportunidades de emprego disponíveis para graduados.

8 – Faça um curso de preparação

Verifique os requisitos de entrada para o curso de mestrado escolhido para ver se você precisa concluir algum treinamento adicional primeiro. 

É possível encontrar programas elaborados como preparação especializada para um mestrado. 

9 – Pesquise a localização da sua universidade

É provável que você vá se mudar de cidades ou mesmo países para estudar seu diploma de pós-graduação, então, antes de iniciar o curso, você vai querer pesquisar a localização. 

Pense nos melhores lugares para morar, coisas para fazer nas suas folgas e pesquise sobre as empresas locais se você planeja trabalhar meio período enquanto estuda.

Caso você escolha uma opção no exterior, não deixe de preparar a documentação adequada antes de preparar suas malas.

Planeje como você vai conciliar a vida e estudar

Se você estiver voltando para a universidade, provavelmente já terá outras responsabilidades para cuidar ao lado dos estudos. Mas há muito que você pode planejar com antecedência para ajudar a equilibrar vida e estudo!

Antes de iniciar seu mestrado em 2022, descubra o máximo que puder sobre quantas horas você gastará em palestras e seminários durante o primeiro semestre. Alguns cursos têm muitas horas de contato, enquanto outros têm menos. 

Planeje em um calendário quando os prazos das redações podem chegar ou quando você terá tempo extra de estudo. Certifique-se de que sua família tenha acesso à sua agenda para que saibam quando você precisa de mais tempo ou apoio.

Também é uma boa ideia definir onde você fará seus estudos. 

Aproveite ao máximo sua nova experiência

Quando você iniciar seu curso de pós-graduação, é provável que você receba uma introdução à universidade que incluirá passeios pela biblioteca, apresentações ao suporte universitário disponível para você e oportunidades para conhecer seus professores e colegas alunos.

Essas introduções são projetadas para fornecer a você as ferramentas de que você precisa para ter sucesso em seus estudos, quer você tenha acabado de terminar a graduação ou tenha retornado à educação depois de algum tempo. 

Os cursos de mestrado são um novo capítulo para todos, independentemente da sua história, e pode ser extremamente reconfortante descobrir que a jornada de ninguém para o mestrado é a mesma e que todos estão tão nervosos quanto você.

E não se esqueça, caso deseje estudar fora, pode contar com a Click Traduções para cuidar de todo o processo de tradução juramentada dos seus documentos e garantir que você possa iniciar seus estudos sem problemas.

Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo!



Open chat