11 dicas para quem quer estudar no exterior

Descubra como a tradução de diplomas pode ser útil para quem deseja estudar fora e confira outras dicas para se planejar!

Estudar no exterior é uma das maiores coisas que você pode fazer como estudante. Mas mesmo que possa ser uma experiência extremamente positiva, sobreviver ao seu primeiro ano fora de casa não é a coisa mais fácil de ser feita. 

Podem haver barreiras linguísticas, problemas de dinheiro e diferenças nos estilos de ensino que podem dificultar sua adaptação. 

Para ajudá-lo neste período difícil, preparamos uma lista de onze dicas para quem quer estudar em outro país e a importância da tradução de diploma. Confira!

1 – Comece o seu planejamento o mais cedo possível

Planejar com antecedência é crucial porque há MUITOS detalhes que você precisará cuidar antes de estudar no exterior. Recomenda-se que você comece a planejar com, pelo menos, seis meses de antecedência em relação à data de partida, para ter tempo de fazer tudo.

Deixar a papelada para o último minuto significa grandes dores de cabeça! 

Antes de ir, questione seu orientador, professores ou ex-alunos de estudos no exterior sobre o que é exigido de você no estágio de preparação. 

Coisas importantes a serem consideradas incluem seguro-saúde, planejamento de orçamento, acomodação em casa de família, clima e traslado do aeroporto.

Se possível, faça a tradução de diploma e de outros documentos importantes, como:

  • Passaporte;
  • Visto;
  • Documento de identificação;
  • Históricos acadêmicos

2 – Economize o quanto antes

Estudar no exterior pode ser caro, então, depois de decidir quando e para onde vai, é uma boa ideia começar a economizar. 

Lembre-se de que, embora você possa conseguir bolsas de estudo para estudar no exterior, saiba que ainda vai precisar de dinheiro para o seu alojamento, comida, viagens, etc.

Algumas ótimas maneiras de economizar para estudar no exterior são: ser babá, dar aulas particulares, trabalhar em um emprego de meio período, conseguir um estágio, servir mesas e vender suas coisas antigas. 

Planeje o quanto de dinheiro você precisará por mês para estudar no exterior e tente economizar muito nos meses que antecedem sua partida.

3 – Busque por bolsas de estudos

Como dito anteriormente, é possível que você aplique para conseguir uma bolsa para estudar no exterior.

O processo varia conforme a instituição escolhida, então por via das dúvidas é sempre bom fazer uma pesquisa prévia sobre os programas que mais chamaram sua atenção e conversar com os responsáveis.

Fale com a secretaria da instituição ou com o seu consultor de estudos no exterior para saber sobre as bolsas e possíveis subsídios para os quais você pode se inscrever.

4 – Aprenda o idioma local

Se você estiver se mudando para um país onde não fala a língua nativa, pode ser uma boa ideia baixar aplicativos e fazer um esforço para aprender o idioma. 

Isso o ajudará a interagir com os estudantes locais e facilitará a compreensão de palestras e seminários. Além disso, uma linguagem extra impressionará os futuros empregadores.

A maioria dos programas de estudo no exterior oferecem aulas de línguas estrangeiras desde o nível iniciante, para que você possa participar e aprender assim que chegar lá. 

Ficar com uma família local em casa de família também é outra ótima maneira de aprender o idioma e vivenciar a cultura durante o programa.

5 – Obtenha um chip de telefone

Assim que estiver no país do seu programa, você vai querer comprar um chip de telefone o mais rápido possível. 

Para muitas pessoas, estudar no exterior é a primeira experiência para aqueles que viajam por um longo prazo para fora do Brasil. Portanto, é fundamental que você tenha um meio de se comunicar com as outras pessoas.

6 – Faça amizade com os habitantes locais

Mulher apertando a mão de homem enquanto recebe diploma.

Apresente-se ao maior número de pessoas possível, associe-se a alguns clubes e encontre a rede de estudantes internacionais para falar com outros colegas na mesma situação que você. 

Você logo descobrirá que tem uma boa rede de amigos com quem pode estudar e socializar.

7 – Organize seus vistos com bastante antecedência!

Se você precisa de um visto para o seu programa, pesquise todos os detalhes e obtenha-o com antecedência! Aproveite para fazer a sua tradução de diploma se ainda não fez isso.

Fale com o orientador de estudos no exterior em sua universidade se não tiver certeza do que você precisa.

8 – Aprenda a fazer as coisas de forma independente

Talvez você esteja acostumado a ter tudo feito para você. Você sabe lavar roupa? Sabe cozinhar? Que tal lavar a louça? 

Se você não fizer essas coisas sozinho, é melhor começar a aprender como fazê-las hoje, caso contrário, você terá uma vida muito difícil no exterior.

9 – Seja responsável

Embora seja importante aproveitar ao máximo todas as oportunidades que surgem ao estudar no exterior, também é importante se comportar com responsabilidade. 

Tente não se envolver em nenhuma situação que possa colocá-lo em apuros ou prejudicá-lo.

10 – Mantenha sua mente aberta

Essa dica é dada frequentemente e é por um bom motivo: é essencial! Não chegue ao seu país de estudo com a cabeça cheia de estereótipos. 

Em vez disso, abra os olhos, relaxe e respire a cultura. Você provavelmente verá que muitas de suas suposições sobre a vida no exterior estavam incorretas. Resista à tentação de pensar ou dizer: “Bem, no meu país fazemos as coisas de maneira diferente”. 

11 – Estude muito e aproveite

Não esqueça do motivo pelo qual você está no exterior. Embora seja importante se divertir e conhecer sobre uma nova cultura, certifique-se de não deixar o estudo cair no esquecimento. 

Tente ir à biblioteca e formar grupos com colegas de curso, esta é uma boa maneira de se relacionar e pode ajudá-lo a aprender tópicos que você considera particularmente difíceis.

Uma experiência única

Haverá momentos em que sua carga de trabalho será alta, você sentirá saudades de casa ou simplesmente não vai querer estudar: mas respire fundo e siga em frente! 

Embora pareça um clichê, esta experiência no exterior é realmente uma oportunidade única na vida e se você aproveitar seu tempo, desfrutará dos benefícios por anos.

Se precisar de suporte com a tradução de diploma e outros documentos para sua viagem de estudos, pode contar com a Click Traduções!



Open chat