Visto de emergência: como recorrer a esta modalidade?

Veja mais detalhes sobre o visto de emergência e entenda em quais casos essa modalidade pode ser útil para você!

Agendamentos para visto de emergência estão disponíveis para candidatos com emergências genuínas. 

Essas indicações são concedidas de forma limitada com base em motivos médicos e humanitários. 

Antes da indicação, verifique se você tem provas documentais para comprovar a emergência. Além dos documentos exigidos, você precisará fornecer a papelada adicional traduzida para comprovar a emergência. 

Continue a leitura e veja mais detalhes sobre esse processo!

Como fazer a consulta de emergência para o visto?

O agendamento de emergência depende de sua disponibilidade na Embaixada/Consulado ao qual você se inscreve. 

A fim de obter uma consulta para o visto de emergência americano, você deve primeiro pagar as taxas conforme exigido em uma solicitação de visto normal.

Em seguida, preencha o formulário de solicitação DS-160 para os EUA. Na próxima etapa, uma mensagem na tela com as primeiras datas disponíveis é mostrada, incluindo compromissos urgentes/de emergência. 

Para se inscrever e dar sequência, preencha o Formulário de Solicitação de Emergência e indique o motivo.

A ocasião deve ser válida (comparecer a cerimônias como casamentos e formaturas, ajudar parentes grávidas e comparecer a conferências anuais de negócios não são considerados motivos válidos para consultas de emergência). 

Depois de enviar sua solicitação, você receberá um e-mail da Embaixada confirmando ou negando a solicitação. 

Se for aceita, você receberá um alerta por e-mail e poderá agendar seu atendimento online. Caso você não receba uma resposta, verifique o lixo eletrônico ou a caixa de spam do e-mail.

Tipos de emergências e suas documentações necessárias

Aqui estão algumas das situações mais comuns onde a solicitação de visto de emergência pode ser aceita pelos órgãos internacionais.

Emergência Médica

Se você, seu parente ou seu empregador desejarem buscar tratamento médico de emergência nos EUA, você pode se qualificar para um atendimento rápido. Para provar que a emergência médica é genuína, alguns documentos são necessários:

  • Comprovante financeiro de que você está pronto para arcar com as despesas associadas à viagem e ao tratamento.
  • Uma carta do médico que inclua os detalhes da natureza da doença e a necessidade de seu tratamento nos EUA.
  • Uma carta do hospital ou médico nos EUA declarando o custo aproximado do tratamento e a condição para tratá-lo.

Funeral/Morte

Alguém pode se qualificar para um atendimento antecipado se houver a morte de um membro da família imediata (irmão, irmã, marido, esposa, filho, filha, pais) nos EUA. O solicitante do visto pode acompanhar o corpo de volta ao país de origem ou comparecer ao funeral. Os documentos exigidos são:

  • Comprovantes de relação familiar imediata com o falecido.
  • Uma carta do agente funerário que contém a data do funeral, os detalhes do falecido e as informações de contato do agente.

Emergência de negócios

Se houver uma reunião de negócios de emergência ou treinamento imprevisto nos EUA por 3 meses ou menos, você pode solicitar uma reunião de emergência. Os documentos exigidos são:

  • Uma carta-convite da empresa nos Estados Unidos se o motivo da visita for uma reunião de negócios. A carta deve incluir os detalhes do negócio, o motivo e a urgência da reunião e um relato das perdas envolvidas se o atendimento de emergência não estiver disponível.
  • Cartas do escritório local e da empresa nos EUA se o motivo da visita for um programa de treinamento. As cartas devem incluir os detalhes do negócio, os detalhes do programa de treinamento e um relato das perdas envolvidas tanto para a empresa local quanto para a empresa nos Estados Unidos, se a consulta de emergência não estiver disponível.

Intercâmbio de visitantes ou estudantes

visto de emergência com o símbolo do serviço de imigração americana

Alunos ou intercambistas que precisam frequentar ou retomar um programa educacional válido nos Estados Unidos dentro de 60 dias podem se inscrever para uma consulta de emergência se não houver atendimento disponível para visto regular. 

A consulta de emergência é limitada a requerentes que não tiveram seu visto recusado nos últimos seis meses em um Consulado ou Embaixada dos Estados Unidos.

Os documentos exigidos são:

  • Comprovante de que o aluno pagou a taxa SEVIS (se aplicável).
  • Formulário I-20 original ou DS-2019 comprovando que a data de início do programa educacional está dentro de 60 dias.

Durante a entrevista de visto, se for descoberto que você informou sua emergência de forma fraudulenta, a declaração falsa será registrada em seu arquivo e pode ter efeitos negativos no resultado de sua solicitação de visto.

Passo a passo para marcar uma consulta de emergência

De forma resumida, este é o passo a passo para se candidatar a um visto de emergência:

Passo 1

Pague a taxa de solicitação de visto.

Passo 2

Preencha o formulário de solicitação de visto eletrônico de não imigrante (DS-160).

Passo 3

Solicite uma consulta de emergência preenchendo o Formulário de Solicitação de Emergência online. 

Se precisar de ajuda com este formulário, ligue para a central de atendimento. Certifique-se de anotar o tipo de emergência que você acredita que o qualifica para uma consulta de emergência. 

Depois de enviar sua solicitação, aguarde uma resposta da Embaixada, que virá por e-mail.

Passo 4

Se a embaixada aprovar sua solicitação, você receberá um e-mail com um código que permite agendar sua consulta de emergência online. 

A central de atendimento não pode agendar sua consulta de emergência para você, mas os agentes podem ajudá-lo se surgirem dúvidas. 

Caso a Embaixada negue sua solicitação de uma consulta de emergência, você será notificado da recusa por e-mail e deverá agendar sua consulta na data mais próxima disponível.

Etapa 5

Visite a Embaixada dos Estados Unidos na data e hora de sua entrevista. Traga todos os documentos necessários com você.

Conte com a Click Traduções

Como você viu, o processo do visto de emergência exige que a documentação esteja adequada para comprovar que suas circunstâncias estão de acordo com esse tipo de processo.

Portanto, é fundamental contar com parceiros capacitados e capazes de trabalhar com seus documentos de forma extremamente profissional.

Entre em contato com a equipe da Click Traduções e veja como podemos ajudá-lo a evitar dores de cabeça durante o processo de solicitação do seu novo visto!



Open chat