Planejar uma viagem, seja para passear, comemorar uma conquista, explorar novos lugares, aproveitar as férias ou, simplesmente, quebrar um pouco da rotina é algo bastante comum para muitas pessoas. Porém, procurar um lugar que seja diferente e atrativo pode ser um desafio.
Neste blog vamos explorar um pouco de Amsterdã e mostrar algumas características locais, bem como algumas de suas peculiaridades com o intuito de despertar o interesse do leitor a conhecer e explorar esta cidade.
Amsterdã, Países Baixos, Europa
Localizada na Europa e sendo a capital dos Países Baixos, Amsterdã possui uma posição estratégica e diversas características marcantes relacionadas a sua geografia e contexto regional.
A cidade está em grande parte situada abaixo do nível do mar, com sistemas de diques e canais que protegem a área contra inundações. Seus canais semicirculares dão fama à cidade e foram projetados durante o século XVII. Ao centro de Amsterdã cruza o Rio Amstel e, ao norte, a cidade é conectada ao Mar do Norte.
Próxima de outras grandes cidades europeias, como Bruxelas e Paris, Amsterdã fica no centro da Europa Ocidental, sendo importante para conexões aéreas, ferroviárias e rodoviárias na Europa. Seu aeroporto é um dos mais movimentados de toda Europa, reforçando a posição da cidade como um centro logístico global.
Seu clima tem como características verões amenos e invernos relativamente moderados devido à influência do Mar do Norte. Apesar de urbanizada, a cidade é cercada por parques, áreas naturais e pantanosas nos arredores.
Características Urbanas de Amsterdã
Além dos já mencionados canais com mais de 100 km de extensão, que dão à cidade a alcunha de Veneza do Norte, Amsterdã possui uma arquitetura peculiar preservada dos séculos XVI ao XVII, com edifícios estreitos, altos e fachadas inclinadas.
O fato de possuir uma superfície plana e ciclovias bem planejadas, estimula a prática do ciclismo fazendo com que milhares de bicicletas circulem constantemente.
Outra característica bastante conhecida de Amsterdã é a sua diversidade cultural, ambiente liberal e tolerante. Sendo famosa por políticas progressistas em relação a direitos humanos, cannabis e a abordagem franca de questões sociais, a cidade atrai diversas pessoas de nacionalidades diferentes. Estimam-se mais de 180 nacionalidades, criando uma miscigenação cultural abundante.
Principais Pontos Turísticos
Reunindo diversos museus, como a Casa de Anne Frank (com exposição sobre o Holocausto), Rijksmuseum (famoso por “A Ronda Norturna” de Rembrandt), Museu Van Gogh (com a maior coleção de obras de Vincent van Gogh), Amsterdã possui, também, o parque Vondelpark, ideal para passeios, piqueniques e atividades ao ar livre, o Mercado das Flores (Bloemenmarkt), um mercado flutuante dedicado à venda de flores, especialmente tulipas, o Palácio Real de Amsterdã, construído no século XVII. São diversos locais e atrações para todo gosto.
Para aqueles que gostam de cerveja, o passeio pela antiga cervejaria da Heineken certamente será inesquecível. Ainda no que tange ao entretenimento para o público adulto, a tão famosa área do Distrito da Luz Vermelha (De Wallen), atrai turistas pela sua peculiaridade e história.
Para passeios mais tranquilos, recomenda-se o bairro Jordaan, conhecido por ruas estreitas, boutiques, galerias de arte e cafés tradicionais; ou, ainda, a Praça Dam, um centro histórico com atrações como o Monumento Nacional, Palácio Real e a Igreja Nova (Nieuwe Kerk).
Se a busca for por uma dose de adrenalina, uma visita à torre A’DAM Lookout com vista panorâmica da cidade é uma boa recomendação. O prédio com mais de 100 metros de altura conta com a experiência do balanço “Over The Edge” (o mais alto da Europa). Lá, os visitantes balançam sobre a borda da torre enquanto admiram a bela paisagem com vistas deslumbrantes.
É Necessário Visto Para Amsterdã?
Uma questão muito importante e corriqueira é sobre a necessidade de visto para ingressar em Amsterdã. Neste caso são duas as situações. Para turistas brasileiros que pretendam ficar até 90 dias a turismo, negócios ou trânsito dentro do Espaço Schengen (grupo de países europeus que permite livre circulação), não há necessidade de visto. Porém, se o intuito da viagem for estudar, trabalhar ou permanecer por mais de 90 dias, é necessário um visto específico.
Entretanto, embora não haja a necessidade de visto, alguns documentos precisam ser apresentados, quais sejam:
- Passaporte válido: Deve ter validade mínima de 6 meses após a data de entrada;
- Passagem de retorno: Comprovante que você deixará o país antes dos 90 dias;
- Comprovante financeiro: Prova de que você pode se sustentar durante a viagem (inclui cartões, dinheiro, extratos);
- Seguro de viagem: Cobertura mínima de trinta mil euros para despesas médicas, obrigatório para o Espaço Schengen;
- Reserva de hospedagem ou carta-convite de quem vai hospedá-lo.
Outra informação relevante é que turistas isentos de visto (como brasileiros) precisam do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) para entrar no Espaço Schengen. Esse é um pré-registro online. Para informações específicas é recomendado que seja consultado o site oficial do consulado ou embaixada dos Países Baixos.
Traduza com a Click Traduções
É muito importante verificar previamente a necessidade de traduzir seus documentos antes de realizar uma viagem internacional. A Click Traduções possui profissionais qualificados e especializados que poderão lhe auxiliar no processo de tradução de sua documentação.
Faça seu orçamento conosco de forma descomplicada e de maneira simples. Afinal, com a Click você está seguro. Respeitamos prazos e valorizamos cada cliente ofertando preços competitivos.