Autorização eletrônica para viagens ao México: como ela funciona?

Saiba como obter o documento para garantir sua entrada em território mexicano!

Com obrigatoriedade vigente desde dezembro de 2021, quem pretende visitar o México nos próximos meses precisará obter uma autorização eletrônica que funciona como uma espécie de visto para o governo mexicano. 

Embora não seja uma resolução tão recente, essa medida vem pegando muita gente de surpresa, que, ao não saber da existência de um formulário e seus regulamentos, acabam passando por complicações no embarque. 

Pensando nisso, separamos as principais informações sobre o assunto, que vão desde como obter o documento, até opções alternativas para cruzar as fronteiras sem maiores problemas. Continue acompanhando!

O que é a autorização eletrônica? 

Trata-se de um documento eletrônico exigido pelo governo mexicano, gerado a partir do preenchimento de um formulário online, que tem como objetivo controlar a entrada de turistas e estrangeiros no país. 

Tal medida passou a ser adotada em dezembro de 2021 como uma forma de evitar que pessoas entrassem no país para cruzar as fronteiras com os Estados Unidos ilegalmente. 

Como obter esse documento? 

visto para o méxico

Como o próprio nome sugere, o processo para obter a autorização de viagem para o México é feito de forma 100% online. 

O solicitante precisa enviar suas informações pessoais em um formulário – dados de passaporte, dados do voo, documentos de identificação e informações da viagem -, assim como dados de correio eletrônico para receber a autorização. 

Todo processo é gratuito e não leva mais do que alguns minutos para ser concluído. 

Contudo, muitos brasileiros vêm enfrentando problemas para receber essa autorização pelos meios eletrônicos, uma vez que o sistema sofre com instabilidade constantemente. 

Nestes casos, é exigido que o solicitante compareça a uma das unidades do Consulado do México no Brasil para solicitar a via física do documento, mediante ao pagamento de uma taxa de US$ 48. 

Vale lembrar que essa solicitação presencial deve ser agendada com antecedência, além de exigir a apresentação de alguns documentos específicos para que o visto mexicano seja concedido sem maiores intercorrências.

Quais são os documentos necessários para conseguir o visto?

Conforme explicamos, ao contrário da autorização eletrônica, quem precisar solicitar o visto mexicano terá de apresentar alguns documentos para o agente consular no dia da entrevista. 

Dentre as documentações exigidas estão: 

  • Passaporte válido;
  • Formulário de visto devidamente preenchido; 
  • Foto recente, colorida e em fundo branco;
  • Documentos financeiros para comprovação de renda (extratos bancários, contracheques, posse de imóveis e afins). 

O visto concedido tem validade de apenas 180 dias, contados a partir de sua data de emissão, sendo necessário fazer um bom planejamento para que ainda esteja válido no seu embarque para o México.

Preciso de uma autorização eletrônica ou visto com urgência, o que fazer?

Se você não se programou e descobriu de última hora que vai precisar da autorização eletrônica para viagens ao México, existe a possibilidade de solicitar um visto de urgência para as autoridades do país. 

A solicitação é feita através do e-mail consular [email protected], marcando o envio com as palavras “VISA URGENTE”. 

No entanto, é preciso ressaltar que o governo mexicano não considera viagens de turismo com caráter urgente, ou seja, o visto só será concedido para condições médicas de saúde e outros casos de exceção. 

Todos os brasileiros precisam de visto para entrar no México?

Sim, conforme explicamos anteriormente, a autorização eletrônica é exigida para todo e qualquer viajante que deseja cruzar as fronteiras do país. 

Contudo, para aqueles que possuam vistos válidos para o Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, o governo mexicano autoriza a entrada sem precisar emiti-lo. 

Preciso de uma tradução juramentada para obter o visto mexicano? 

Embora não seja exigida a tradução juramentada dos documentos usados na comprovação do visto de turismo para o México, existem situações em que o serviço pode ser necessário. 

Isso se aplica principalmente se o seu objetivo não for apenas passear em solo mexicano. Se você pretende viver de forma legal no país, certamente vai precisar traduzir seus documentos para conseguir trabalhar, estudar e se estabelecer no destino. 

Certidões de nascimento, passaporte, carteira de motorista, diplomas e certificados de conclusão de curso deverão ser submetidos à tradução juramentada para que tenham validade legal no México e possam ser usados a título de comprovação. 

O ideal é solicitar uma tradução juramentada em espanhol ainda no Brasil, optando por uma empresa especializada no assunto para garantir que seus documentos recebam o tratamento adequado, com garantia de qualidade e segurança das informações. 

Precisa de serviços de tradução? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento. 



Open chat