Saiba como obter o documento para garantir sua entrada em território mexicano!
Com obrigatoriedade vigente desde dezembro de 2021, quem pretende visitar o México nos próximos meses precisará obter uma autorização eletrônica que funciona como uma espécie de visto para o governo mexicano.
Embora não seja uma resolução tão recente, essa medida vem pegando muita gente de surpresa, que, ao não saber da existência de um formulário e seus regulamentos, acabam passando por complicações no embarque.
Pensando nisso, separamos as principais informações sobre o assunto, que vão desde como obter o documento, até opções alternativas para cruzar as fronteiras sem maiores problemas. Continue acompanhando!
O que é a autorização eletrônica?
Trata-se de um documento eletrônico exigido pelo governo mexicano, gerado a partir do preenchimento de um formulário online, que tem como objetivo controlar a entrada de turistas e estrangeiros no país.
Tal medida passou a ser adotada em dezembro de 2021 como uma forma de evitar que pessoas entrassem no país para cruzar as fronteiras com os Estados Unidos ilegalmente.
Como obter esse documento?
Como o próprio nome sugere, o processo para obter a autorização de viagem para o México é feito de forma 100% online.
O solicitante precisa enviar suas informações pessoais em um formulário – dados de passaporte, dados do voo, documentos de identificação e informações da viagem -, assim como dados de correio eletrônico para receber a autorização.
Todo processo é gratuito e não leva mais do que alguns minutos para ser concluído.
Contudo, muitos brasileiros vêm enfrentando problemas para receber essa autorização pelos meios eletrônicos, uma vez que o sistema sofre com instabilidade constantemente.
Nestes casos, é exigido que o solicitante compareça a uma das unidades do Consulado do México no Brasil para solicitar a via física do documento, mediante ao pagamento de uma taxa de US$ 48.
Vale lembrar que essa solicitação presencial deve ser agendada com antecedência, além de exigir a apresentação de alguns documentos específicos para que o visto mexicano seja concedido sem maiores intercorrências.
Quais são os documentos necessários para conseguir o visto?
Conforme explicamos, ao contrário da autorização eletrônica, quem precisar solicitar o visto mexicano terá de apresentar alguns documentos para o agente consular no dia da entrevista.
Dentre as documentações exigidas estão:
- Passaporte válido;
- Formulário de visto devidamente preenchido;
- Foto recente, colorida e em fundo branco;
- Documentos financeiros para comprovação de renda (extratos bancários, contracheques, posse de imóveis e afins).
O visto concedido tem validade de apenas 180 dias, contados a partir de sua data de emissão, sendo necessário fazer um bom planejamento para que ainda esteja válido no seu embarque para o México.
Preciso de uma autorização eletrônica ou visto com urgência, o que fazer?
Se você não se programou e descobriu de última hora que vai precisar da autorização eletrônica para viagens ao México, existe a possibilidade de solicitar um visto de urgência para as autoridades do país.
A solicitação é feita através do e-mail consular [email protected], marcando o envio com as palavras “VISA URGENTE”.
No entanto, é preciso ressaltar que o governo mexicano não considera viagens de turismo com caráter urgente, ou seja, o visto só será concedido para condições médicas de saúde e outros casos de exceção.
Todos os brasileiros precisam de visto para entrar no México?
Sim, conforme explicamos anteriormente, a autorização eletrônica é exigida para todo e qualquer viajante que deseja cruzar as fronteiras do país.
Contudo, para aqueles que possuam vistos válidos para o Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, o governo mexicano autoriza a entrada sem precisar emiti-lo.
Preciso de uma tradução juramentada para obter o visto mexicano?
Embora não seja exigida a tradução juramentada dos documentos usados na comprovação do visto de turismo para o México, existem situações em que o serviço pode ser necessário.
Isso se aplica principalmente se o seu objetivo não for apenas passear em solo mexicano. Se você pretende viver de forma legal no país, certamente vai precisar traduzir seus documentos para conseguir trabalhar, estudar e se estabelecer no destino.
Certidões de nascimento, passaporte, carteira de motorista, diplomas e certificados de conclusão de curso deverão ser submetidos à tradução juramentada para que tenham validade legal no México e possam ser usados a título de comprovação.
O ideal é solicitar uma tradução juramentada em espanhol ainda no Brasil, optando por uma empresa especializada no assunto para garantir que seus documentos recebam o tratamento adequado, com garantia de qualidade e segurança das informações.
Precisa de serviços de tradução? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.