Quais as perspectivas de morar fora no pós-covid?

Veja o que mudou na hora de morar fora durante o pós-covid e como a tradução juramentada ainda é fundamental para esse processo

Com 195 países no mundo, ir para o exterior é uma ideia que encanta. 2021 pode ser o ano em que você fará uma grande mudança e deixará seu país de origem, entrando para a comunidade de profissionais expatriados no exterior. 

Mudar-se para fora do país é uma decisão enorme. Significa mudanças e recompensas ao mesmo tempo.

Para ajudá-lo a dar esse salto, elaboramos uma lista de verificação sobre como sair do Brasil após a COVID-19. 

Leia para saber como se preparar para uma mudança para o exterior e como tirar o máximo proveito disso!

Posso me mudar para fora após a pandemia de COVID-19?

Mover-se para o exterior durante o coronavírus requer uma pesquisa cuidadosa. Você não deve apenas considerar quais países estão aceitando novos cidadãos, mas também deve considerar fatores como saúde, a resposta da nação a COVID-19, a cultura e muito mais. 

Para começar, se você está planejando se mudar, preste muita atenção aos países que lidaram melhor com a disseminação do vírus. 

O Global Liveability Index 2021, um relatório da Economist Intelligence Unit, coloca Auckland, na Nova Zelândia, no topo das cidades a serem consideradas a esse respeito. Devido à capacidade da cidade de conter a pandemia de coronavírus mais rapidamente e, assim, eliminar as restrições mais cedo, ao contrário de outros ao redor do mundo. 

A cidade permaneceu amplamente aberta e pontuou fortemente em uma série de métricas, incluindo educação, cultura e meio ambiente.

Quais são as razões pelas quais as pessoas se mudam para o exterior?

A pandemia afetou expatriados em todo o mundo. Muitos descobriram que suas prioridades mudaram, tanto em termos de finanças quanto de qualidade de vida. 

Mas muitas pessoas deram o salto antes. Otros estão planejando seguir o mesmo caminho, considerando se mudar para o exterior em 2021, principalmente jovens profissionais e famílias com crianças e adolescentes.

Vários fatores influenciam o desejo de experimentar a vida em outro país em 2021. Há uma consciência crescente das pessoas sobre a importância de realizar seus sonhos, bem como o desejo de escapar da monotonia do lockdown. 

O enorme aumento do trabalho remoto também possibilitou que muitos profissionais trabalhassem de qualquer lugar – inclusive de outro país.

Mudança do Brasil para o exterior no pós-covid

Uma consideração importante antes de você se mudar para o exterior em 2021 são as mudanças provocadas pela pandemia. 

Com viagens aéreas restritas e regulamentos de quarentena em vigor, pode ser mais difícil visitar seu país de origem ou receber uma visita de sua família. Isso sem falar de toda a papelada e do serviço de tradução juramentada necessário para validar suas aplicações.

Você também terá que pensar em tomar uma vacina contra COVID – é melhor tomar as duas doses no seu país de residência ou quando se mudar? 

No entanto, muitos expatriados já estão preparados para trabalhar em casa com a tecnologia necessária – o que facilita manter contato com amigos e familiares por videochamada e online. 

A pandemia COVID-19 mudou permanentemente o cenário de empregos, portanto, entender o que “vem a seguir” é a prioridade dos empregadores e dos candidatos a emprego, à medida que o mercado de trabalho global começa a se recuperar.

Você também pode precisar de um seguro de saúde internacional e de um teste da Covid para entrar no país escolhido. 

Mudança de país em 2021 – como é o processo?

Passaporte e carteira de vacinação para viagem ao exterior no pós-covid.

Mudar-se para o exterior já é complicado nos melhores momentos pode se tornar ainda mais difícil em momentos como esse.

A vida de expatriado sempre variou conforme os motivos da sua mudança para o exterior, onde você escolhe morar e se vai morar sozinho ou com a família. A pandemia causou desafios adicionais com a gravidade dos bloqueios em países europeus e a xenofobia em ascensão em alguns destinos.

A agitação civil e a incerteza política também estão afetando alguns países – desde os EUA, onde a segurança da COVID-19 também é uma preocupação – até Hong Kong. Além disso, há temores sobre o ostracismo em sociedades mais protegidas, como a Coréia do Sul e Taiwan.

No entanto, muitos dos desafios atuais diminuirão, e há dezenas de milhares de expatriados que não consideraram voltar para casa porque desfrutam do clima e da qualidade de vida em seus países de adoção, entre outros fatores. 

Posso me mudar do Brasil para o exterior durante o COVID?

A resposta curta é sim, você pode. No entanto, há muita preparação que você precisa fazer antes. Aqui está nossa lista de verificação:

  • Pesquise os requisitos de entrada, incluindo quaisquer restrições COVID-19;
  • Verifique as restrições em vigor se precisar voltar ao seu país rapidamente;
  • Certifique-se de fazer a tradução juramentada de seus documentos Se você está se mudando com uma oferta de emprego, esteja pronto para pesquisar a cultura corporativa e os costumes no novo país;
  • Certifique-se de ter encontrado acomodação antes de se mudar;
  • Se você estiver se mudando para o exterior com a família e / ou animais de estimação, há considerações adicionais, como escolaridade e certidões de casamento;
  • Seja proativo ao fazer conexões, tanto com outros expatriados quanto com habitantes locais. Também ajuda saber um pouco da língua;

Dê prioridade à sua saúde, incluindo a saúde mental, dado que a mudança para o estrangeiro – como qualquer grande mudança – pode apresentar desafios. 

Certifique-se de que todas as suas consultas médicas estão em dia antes de ir e que você tem medicação suficiente. 

Além disso, você precisará informar aos órgãos governamentais relevantes no Brasil que lidam com seus benefícios, pensões e impostos que você está se mudando ou se aposentando no exterior.

Conte com ajuda de profissionais

Se você planeja morar fora em um cenário pós-covid, lembre-se de que é fundamental fazer a tradução juramentada de toda a sua documentação. Somente dessa forma suas solicitações e aplicações serão aceitas pelos órgãos internacionais.

Quando esse momento chegar, conte com quem é especialista no assunto: a Click Traduções.

Entre em contato e veja como nossa equipe poderá ajudá-lo durante esse incrível momento de transição!



Open chat