Tradução juramentada para cidadania espanhola

Veja como funciona o processo de solicitação da cidadania espanhola e como a tradução juramentada é fundamental para isso!

Viver na Espanha com um visto de residência é uma grande oportunidade para muitos estrangeiros. Mas também tem suas desvantagens; como a necessidade de renovação a cada dois anos ou a impossibilidade de trabalhar em qualquer outro país da UE. 

No entanto, a Cidadania Espanhola pode ser a solução para isso.

Quando falamos da nacionalidade espanhola, estamos falando da situação legal que possuem os nascidos na Espanha e os estrangeiros que reúnem os requisitos adequados e que se traduzem em vários direitos.

Dessa forma, você terá a possibilidade de viver e trabalhar em qualquer outro país europeu além da Espanha, permissão para votar; e o mais importante: permite que você more indefinidamente no território espanhol.

Portanto, continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre a cidadania espanhola e os passos necessários para iniciar a sua solicitação!

Cidadania espanhola: o básico

Depois de morar na Espanha por cinco anos, você pode solicitar a residência permanente. Após 10 anos, você pode solicitar a nacionalidade espanhola. 

Existem algumas isenções que permitem que certas pessoas solicitem a nacionalidade mais cedo. Por exemplo, você pode solicitar se for casado com um(a) espanhol(a) ou filho(a) de um pai/mãe espanhol(a). 

Dependendo da opção escolhida, será necessário seguir determinadas normas e preparar a documentação adequada para cada caso.

Residência permanente ou cidadania?

Ter uma autorização de residência permanente de longa duração na UE permite que você permaneça como residente na Espanha, mantendo sua própria nacionalidade e passaporte. 

Como residente espanhol permanente, você pode desfrutar dos mesmos benefícios que os cidadãos espanhóis. Por exemplo, é possível se deslocar pela UE por mais tempo e de forma simplificada.

Você deve, no entanto, ser capaz de cumprir certas condições. Isso inclui ser capaz de se sustentar financeiramente. 

Porém, para se tornar um cidadão espanhol, é necessário renunciar à nacionalidade e ao passaporte originais. Nesse caso, você terá todos os mesmos direitos que outros cidadãos espanhóis. 

Além disso, você se tornará parte da União Europeia, o que significa que você é livre para circular dentro dela. Também poderá votar nas eleições europeias.

Outro detalhe importante é que se você tem interesse em solicitar sua cidadania, será fundamental contratar os serviços de tradução juramentada. Somente dessa maneira sua papelada será reconhecida e aprovada pelas autoridades responsáveis pelo processo de cidadania espanhola.

Com esse tipo de serviço, todos os seus documentos em português terão uma tradução 100% fiel ao original.

Maneiras de obter a cidadania espanhola

Agora que você já entendeu os conceitos básicos sobre a cidadania espanhola, nada mais justo do que entender quais são as etapas necessárias para concluir o processo de solicitação.

A boa notícia é que existem basicamente quatro maneiras principais pedir sua cidadania:

  • Por ter vivido muitos anos no país espanhol (cidadania por residência);
  • Casando-se com um cidadão espanhol (cidadania por casamento);
  • Por ser descendente ou neto de cidadão espanhol (cidadania por descendência);
  • E através de seus filhos (cidadania por eleição).

Cada alternativa possui seu próprio conjunto de normas e requisitos, então o ideal é ver qual caso se encaixa com sua situação atual e se informar sobre cada uma dessas opções.

Como solicitar a cidadania? Documentos a receberem a tradução juramentada

Assim como a maior parte dos processos de solicitação de cidadania, tudo começa com a preparação dos documentos corretos, que geralmente incluem:

  • Passaporte atual;
  • NIE (“Número de Identidad de Extranjero”);
  • Autorização de residência;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de antecedentes criminais;
  • Certidão de casamento (caso você esteja obtendo a cidadania pelo casamento);
  • Certificado de conclusão de 2 exames obrigatórios, DELE A2 e CCSE;
  • Certidão de nascimento dos filhos (caso deseje conceder a cidadania por eleição)
  • Comprovação do pagamento das taxas administrativas (cerca de € 100);
  • Comprovante de posses econômicas suficientes.

Vale lembrar que caso sua solicitação não seja aprovada, não haverá o reembolso das taxas.

Quanto tempo demora o processo?

Tendo em vista o grande fluxo de candidatos a se tornarem espanhóis, normalmente leva de 1 a 2 anos para o Ministério da Justiça considerar todos os casos. 

As inscrições para a prova cívica também são feitas com antecedência, às vezes a fila pode durar vários meses. 

Com o apoio pessoal de advogados experientes, você pode obter a cidadania espanhola em menos tempo.

Principais benefícios da cidadania espanhola ao realizar a tradução juramentada

Bandeira do Brasil sobreposta com a bandeira da Espanha com um céu azul de fundo no processo de tradução juramentada

Alguns dos principais benefícios principais que você pode desfrutar ao se tornar um cidadão espanhol incluem:

  • Todos os direitos de um cidadão da UE, incluindo residência por tempo indeterminado em qualquer país europeu, direitos de estudar, trabalhar, etc.;
  • Preferências ao se candidatar a um emprego na Espanha;
  • Viagens sem visto para os países da UE;
  • O direito de eleger e ser eleito para órgãos governamentais;
  • Procedimento de reagrupamento familiar simplificado;
  • Acesso a medicamentos gratuitos e benefícios sociais;
  • Abrir uma empresa em qualquer um dos países da UE;
  • Baixas taxas de juros para empréstimos e hipotecas.

Conte com serviços de tradução juramentada para cidadania espanhola

Conquistar uma nova cidadania pode ser mais complexo do que você imagina, portanto, é fundamental prestar bastante atenção aos detalhes que fazem parte dessa solicitação

E um desses detalhes é encontrar um bom parceiro de tradução juramentada.

É graças a esse tipo de serviço que todas as suas informações solicitadas durante o processo serão aceitas e validadas pelos órgãos internacionais.

Um simples deslize nessa etapa pode invalidar toda a sua solicitação e gerar uma enorme dor de cabeça. Portanto, sempre trabalhe com especialistas neste tipo de atividade.

Ao juntar a papelada adequada e encontrar uma boa empresa de tradução, como a Click Traduções, todo o processo se torna mais simples, ágil e tranquilo! Então não perca mais tempo e entre em contato conosco.

Temos uma equipe altamente capacitada e com mais de 10 anos de experiência, pronta para garantir a autenticidade da sua documentação e garantir que toda sua papelada será aceita pelas autoridades espanholas!



Open chat