Principais podcasts em inglês para quem deseja aprender a língua

Está aprendendo inglês? Então aproveite para conferir nossa lista com alguns dos melhores podcasts em inglês para impulsionar seu aprendizado!

Cansado da sala de aula, dos quadros e da repetição? Então ouça um programa de podcast em inglês e veja como seu aprendizado pode decolar!

Os benefícios são muitos. Você ouvirá inglês falado em muitos contextos diferentes por uma variedade de falantes. 

Você ouvirá tanto o idioma corriqueiramente falado quanto gírias americanas. Essa é uma ótima maneira de ouvir o inglês do dia a dia e aumentar seu vocabulário. Continue a leitura e conheça nossa lista de indicações.

Melhores podcasts em inglês para melhorar seu inglês

Aqui estão 6 dos melhores podcasts em inglês para quem deseja melhorar seu entendimento na língua inglesa:

This American Life

This American Life é um programa de rádio público semanal e podcast, apresentando histórias atraentes, engraçadas e muitas vezes surpreendentes com enredos intrigantes – pequenos filmes para o rádio, como eles os chamam.

A cada semana, eles escolhem um tema diferente e organizam histórias baseadas nele. 

A ideia principal não é focar diretamente no aprendizado do idioma. Ao invés disso, o objetivo é fazer os ouvintes se acostumarem com os diversos sotaques regionais, ao mesmo tempo em que compartilham histórias reais.

The English We Speak 

Embora os livros didáticos e outras ferramentas de aprendizagem geralmente lhe ensinem uma maneira muito formal de falar, o The English We Speak tem como objetivo fazer com que você fale mais como um local, concentrando-se nas expressões do dia a dia e nas gírias.

Os apresentadores falam um pouco mais devagar do que em uma conversa normal, facilitando para você entender, e com 3 a 4 minutos de duração, as aulas são fáceis de se encaixar em sua rotina.

Além disso, esta série vem da BBC (British Broadcasting Corporation) – uma das instituições britânicas mais respeitadas!

Better at English

Quando você estiver pronto para ouvir conversas em alta velocidade, Better at English é uma escolha brilhante. 

Destinado a alunos de nível intermediário, os episódios cobrem uma variedade de tópicos interessantes, apresentando de tudo, desde debates sérios a bate-papos divertidos e bobos.

Ouvir vai ajudá-lo a se familiarizar com o ritmo da língua inglesa e a aprender algumas das expressões comuns que os falantes nativos também usam.

Juntamente com cada episódio, você poderá baixar uma transcrição de todas as conversas, assim como algumas notas de vocabulário, para que possa colocar o que aprendeu em prática.

6-Minute English

Você está com pouco tempo? O 6-Minute English se encaixa até mesmo nas rotinas mais ocupadas. Sem desculpas! 

Ele é um podcast de notícias produzido todas as semanas e direcionado a falantes intermediários. Cada episódio vem com uma lista de vocabulário, uma pergunta instigante e uma transcrição para que você possa acompanhar caso não consiga entender algumas palavras ou frases.

O inglês aqui é falado em uma velocidade um pouco mais lenta do que o normal, tornando-o muito mais fácil de entender. 

Além disso, existem centenas de episódios que parecem de 2014. Tente ouvir um episódio de seis minutos por dia, e veja seu vocabulário crescer dia após dia.

Espresso English

mulher feliz ouvindo podcasts em inglês

O podcast do Espresso English é feito para iniciantes e alunos de nível intermediário. É apresentado por Shayna, que é a professora da Espresso English, e tudo, desde vocabulário a gramática e pronúncia, é abordado nos mais de 350 episódios.

Uma das características fantásticas deste podcast é o fato de que existem muitos episódios que abordam situações comuns que os alunos de idiomas passam, por exemplo, como continuar a se manter motivado e também ensina como usar verbos frasais. 

O programa usa o inglês americano e se você tiver pouco tempo, não se preocupe, eles duram apenas de 5 a 10 minutos.

English Learning for Curious Minds by Leonardo English

Se você é um aluno de inglês intermediário/avançado e gosta da ideia de “aprender coisas estranhas e maravilhosas sobre o mundo ao mesmo tempo que melhora o seu inglês”, então English Learning for Curious Minds é outra ótima opção.

Ele abrange uma ampla gama de tópicos, da história à filosofia, da política à tecnologia. Cada episódio tem cerca de 20 minutos de duração e vem com uma transcrição, lista de vocabulário e legendas. 

Junto com o podcast, Leonardo English também possui uma grande comunidade de “mentes curiosas”, que participa de diversos eventos, desafios e cursos.

Além disso, o próprio apresentador é um linguista apaixonado e um grande defensor do poder dos podcasts em inglês para o aprendizado de idiomas.

Por que ouvir podcasts em inglês?

Evidentemente, quanto mais você escuta um idioma, melhor se tornam suas habilidades. O inglês não é exceção.

Ao escutar conversas em inglês de falantes nativos, você se familiarizará com a maneira que os falantes nativos realmente usam o idioma, como as frases são construídas, como os falantes de inglês usam a fala conectada e diferentes tons para expressar os diferentes significados das palavras.

Além disso, você vai melhorar sua gramática e vocabulário por meio da aquisição.

“Mas eu achava que só dava para aprender gramática e vocabulário em sala de aula, com um livro didático?”

Bem, isso não é verdade. Existem muitas pessoas que têm uma gramática impecável sem nunca terem aberto um livro na vida.

Como? Bem, existem duas maneiras principais pelas quais você pode aprender um idioma: ‘Aquisição de um idioma’ e ‘Aprendizado de idioma’.

Aquisição de linguagem significa que você está exposto a um idioma “no contexto” e você – durante um período de exposição repetida – aprende como ele é usado. Isso normalmente é “informal”, então você não está sentado em uma sala de aula ou lendo um livro de gramática ou vocabulário. 

É assim que todos aprendem sua língua nativa.

A aprendizagem de línguas é uma aprendizagem formal. É através de exercícios de gramática e vocabulário, e é o que você aprenderá em um curso de idiomas ou em aulas formais de idioma.

Você aprende gramática e vocabulário por meio de exercícios prontos, não no contexto.

Portanto, agora que você já viu nossa lista de podcasts em inglês, escolha um deles e comece a ouvir. Essa é a melhor forma de impulsionar seu aprendizado e se preparar para sua próxima viagem ao exterior.

E lembre-se, caso você precise de suporte com a tradução de documentos, entre em contato com a equipe da Click Traduções. Nosso time está preparado para ajudá-lo com suas necessidades!



Open chat