Planejando morar fora em 2022? Veja os documentos que vai precisar

Pensando em morar fora em 2022? Então confira nossa lista com os principais documentos para separar antes de viajar!

Morar fora costuma ser algo extremamente empolgante para a maioria das pessoas. O grande problema é que existe muita burocracia envolvida para garantir que tudo dê certo.

Existem diversas informações que você precisa preparar para garantir que possa entrar em um novo país. 

Para que sua mudança internacional seja bem-sucedida, é necessário separar a documentação adequada. Só depois disso você pode começar a pensar em arrumar sua mala.

Aqui estão 7 dos documentos mais essenciais para se mudar para o exterior.

1 – Passaporte

Um dos documentos mais importantes de que os expatriados precisam é um passaporte emitido pelo governo. 

Ele certifica sua nacionalidade e identidade. A maioria dos países não permite que você entre em seus territórios sem um passaporte válido para morar fora. Corra para obter um imediatamente, se ainda não tiver um. 

Você precisará de vários documentos para provar que é cidadão de um determinado país ao solicitar um passaporte.

Para obter mais informações sobre como fazer a solicitação, verifique aqui.

2 – Visto

Além de um passaporte oficial, outro requisito fundamental para entrar em novo país é o visto.

Ele é normalmente colocado dentro de um passaporte, e é um documento de viagem que permite que você permaneça em um determinado local por um período específico. Existem vários tipos de visto, e são emitidos pelo país anfitrião onde você pretende morar, trabalhar ou visitar.

Você pode optar por um visto de curta duração, um visto de residência ou um visto de turista dependendo da duração e dos motivos para se mudar para qualquer destino no exterior. 

Para obter um visto, você deve entrar em contato com o consulado do país anfitrião e seguir o processo de solicitação.

Solicitando um visto

Se o destino pretendido para morar fora exigir um visto, é importante reservar bastante tempo para a solicitação, pois o processo pode ser demorado e complicado. Verifique quanto tempo normalmente demora a aplicação e, se possível, reserve algum tempo extra.

O processo de inscrição varia de acordo com o país, mas geralmente é necessário enviar o passaporte e esse processo geralmente acarreta uma taxa.

O consulado local do país para o qual você está se mudando é o primeiro ponto de contato quando você sabe que estará se mudando para um novo país. 

Também pode valer a pena pesquisar a embaixada do país para descobrir o que é necessário. Para agilizar o processo, às vezes você pode se inscrever diretamente no escritório de emissão ou usar um serviço de visto.

3 – Visto de trabalho

mulher feliz ao morar fora do país

Para ser elegível para trabalhar em um país estrangeiro, você precisará de uma autorização oficial de trabalho. 

Se você estiver se mudando para o exterior com uma atribuição de trabalho, seu empregador poderá ajudá-lo ou orientá-lo na obtenção de uma autorização de trabalho. 

Entrar em contato com o consulado é a melhor forma de iniciar sua solicitação de visto para trabalhar.

4 – Certidão de nascimento

Uma certidão de nascimento original é outro documento essencial que você deve levar ao se mudar para um país estrangeiro e morar fora

Esse documento geralmente inclui seu nome, sexo, data e local de nascimento e pais. Este certificado geralmente é necessário quando você está solicitando seu visto no exterior, portanto, é um arquivo essencial de se ter. 

Se você tem uma certidão de nascimento muito antiga ou até mesmo a perdeu, vá a um dos serviços do governo para solicitar uma cópia original. 

5 – Registros médicos

Não importa quanto tempo você planeja morar fora, seria útil manter vários registros médicos com você. 

Você não pode prever quando pode ficar doente. Portanto, entre em contato e registre-se com um médico local assim que chegar ao país de acolhimento.

Os documentos médicos que você carrega no exterior também devem incluir vários registros de imunização para todos em sua família. 

Você pode precisar de um registro de imunizações quando procurar emprego em um novo país ou quando seus filhos forem matriculados em uma escola. Alguns médicos fornecerão a você um PDF de seus documentos para levar ao seu novo médico no exterior.

6 – Registros escolares

Você precisa carregar cópias dos registros escolares, como folhas de notas e notas, especialmente se estiver se mudando para o exterior com crianças. 

A nova escola do seu filho pode solicitar as pontuações dos testes anteriores durante a admissão na escola. 

Outros registros acadêmicos podem incluir notas de professores, cartas de recomendação, etc.

7 – Certidões de casamento

Você precisará de uma certidão de casamento para fazer alterações em vários documentos oficiais ou para fins fiscais. 

A certidão de casamento é uma prova válida de que você é casado. Você também precisará deste certificado quando estiver no exterior, portanto, leve várias cópias com você. 

Desde a solicitação de dupla cidadania até o preenchimento de declarações de impostos, este certificado pode ser muito útil durante sua vida de expatriado no exterior.

Dicas dicionais para morar fora do país

Não se esqueça de fazer a tradução juramentada de sua papelada. Essa é a única forma de garantir que seus documentos possuem validade legal em território estrangeiro.

Além disso, sempre traga muitas cópias. Recomenda-se ter de duas a cinco cópias por documento em mãos ao viajar para o exterior.

Por fim, não envie documentos com seus outros pertences. Sempre existe a possibilidade de que sua mala seja extraviada e seus arquivos se percam no meio do caminho.

Preparado para a morar fora?

Agora que você já conhece os principais documentos para levar durante uma mudança para o exterior, está mais do que preparado para dar o próximo passo rumo a uma nova aventura.

Mas lembre-se de que antes de embarcar, é fundamental que você faça a tradução juramentada da sua papelada, caso contrário, é bem provável que você tenha problemas com os órgãos internacionais.

Então aproveite o momento e entre em contato com a equipe da Click Traduções e veja como podemos ajudá-lo!



Open chat