Vantagens de saber falar um segundo idioma na hora de estudar

Entenda como ser bilíngue afeta positivamente seu desempenho pessoal e profissional!

Se você trabalha ou estuda, sabe a importância de saber um segundo idioma, assim como ser bilíngue – principalmente se for com o inglês – para sua carreira e desenvolvimento. 

Isso porque, com o mundo cada vez mais globalizado, saber falar uma língua estrangeira universal deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou requisito obrigatório para disputar as melhores vagas de emprego. 

Além disso, esse tipo de conhecimento proporciona não só boas experiências no que diz respeito ao universo corporativo, mas também, te abre um enorme leque de possibilidades na vida, tais como, imergir em outras culturas, trocar experiências e muito mais. 

Outra vantagem está associada à possibilidade de se aprofundar na área de atuação, uma vez que o inglês, por exemplo, amplia o número de conteúdos disponíveis para se especializar  no tema que deseja. 

Por que aprender um segundo idioma é tão importante? 

Assim como explicamos anteriormente, falar inglês – ou qualquer outro idioma considerado universal – proporciona inúmeros benefícios, tanto para sua vida profissional, quanto para a vida pessoal. 

No quesito de benefícios para seu desenvolvimento, quando treinamos nossas habilidades em outro idioma, educamos nosso cérebro para ativar o que é chamado de centro de linguagem, estimulando a capacidade cerebral e melhorando as funções cognitivas. 

Aguçar a audição, bem como aprimorar a capacidade multitarefa e se tornar uma pessoa mais atenta também está entre as vantagens de quem domina um segundo idioma. 

Já nas vantagens profissionais e estudantis, o leque de benefícios é igualmente generoso, influenciando em diversos aspectos como veremos a seguir. 

Quais as vantagens de saber como ser bilíngue durante os estudos?

Se você já se perguntou como ser bilíngue melhoraria seus estudos, deve ter em mente que, principalmente para quem deseja se destacar profissionalmente, há uma série de vantagens em dominar um segundo idioma.

Consulta de artigos e materiais em outros idiomas

O principal dos benefícios associados ao fato de dominar um segundo idioma é, sem dúvidas, a possibilidade de consultar materiais acadêmicos produzidos em língua estrangeira. 

Isso porque, especialistas, cientistas e estudiosos do mundo inteiro costumam publicar seus artigos e conteúdos provenientes de anos de estudo em sites voltados para a disseminação desses materiais, visando ajudar estudantes em diferentes continentes. 

Embora alguns sejam publicados em idiomas específicos, em sua maioria, os materiais acadêmicos são disponibilizados em inglês – idioma universal utilizado por mais de 1,1 bilhão de falantes nativos. 

Melhores oportunidades de estágio 

As oportunidades de estágio que se abrem para quem já tem fluência – ou ao menos possui certa desenvoltura em outra língua – é sem dúvidas, expressivamente maior do que para aqueles que falam apenas o português. 

Empresas multinacionais ou exclusivamente internacionais costumam oferecer programas de estágio e trainees para diferentes áreas de atuação e, algumas delas inclusive, dão a oportunidade de efetivação de acordo com o desempenho do candidato. 

Contudo, a principal exigência para concorrer a este tipo de vaga é ter o conhecimento necessário do idioma para desempenhar as funções de forma que, torna-se um requisito fundamental a ser preenchido.

Possibilidade de estudar no exterior

grupo de estudantes aprendendo como ser bilíngue em outro país

Fazer um intercâmbio é uma das experiências mais enriquecedoras e inesquecíveis pela qual um indivíduo pode passar que tem a capacidade de agregar não só no currículo profissional, mas igualmente, no desenvolvimento pessoal. 

E, seja para complementar os estudos da faculdade ou aperfeiçoar seus conhecimentos em um curso de idiomas, é certo que não dá para embarcar nessa aventura sem antes adquirir ao menos o básico do idioma praticado em seu país de destino. 

Sendo pré-requisito obrigatório para aceitação em universidades e escolas internacionais ou não, conseguir se comunicar em outra língua será fundamental inclusive durante o processo de imigração, etapa pela qual todos os intercambistas precisarão passar.

Além disso, após descobrir como ser bilíngue te ajudará a ter uma experiência de imersão muito mais completa, como conseguir se comunicar com nativos, aprender mais sobre a cultura local e, dependendo do objetivo da sua viagem, até conseguir um emprego durante sua estadia.

Vale ressaltar que neste caso, só o conhecimento em uma segunda língua não basta: é necessário se planejar para fazer um intercâmbio, tanto financeiramente, quanto burocraticamente falando. 

Conseguir um visto de estudante, ter os documentos necessários – passaporte, diploma, certidões, dentre outros -, além da devida tradução juramentada para cada um deles, é uma etapa fundamental a ser cumprida para que seu sonho seja possível. 

Ter um objetivo e um planejamento de custos fará toda a diferença nestes casos e te ajudará a tomar a melhor decisão para colocar seus conhecimentos do idioma em prática e viver uma experiência transformadora!
Conheça o Click Traduções e solicite sua tradução de documentos agora mesmo!



Open chat