Saiba como levar sua empresa para o exterior

Veja como se preparar para transformar sua empresa em uma multinacional!

O mercado brasileiro é enorme para quase tudo, mas não o suficiente para alguns empresários, o que leva muitos a levarem sua empresa para o exterior

Para esses proprietários de negócios focados no crescimento, o mundo é apenas o começo. Buscar a expansão internacional levando a empresa para o exterior tornando-se global oferece muitas oportunidades.

Mas é claro que dar esse passo exige certa dose de preparação. Pensando nisso, separamos algumas das principais etapas para levar sua empresa ao exterior. Confira!

1 – Pesquise e restrinja seus mercados de oportunidade

Na pressa de mostrar ao mundo o que você tem a oferecer, você pode acabar dando um passo maior que a perna.

É fundamental restringir os mercados para a primeira fase de crescimento global, determinando quais locais são mais viáveis ​​para o que você oferece. 

A entrada e o tamanho do mercado, a eficiência de custos, a oferta de mão de obra e recursos, as restrições geográficas e a regulamentação legal também devem ser considerados.

2 – Foque na cultura local

Prepare conteúdo que se concentre na cultura do local. Como acontece com todo conteúdo, seja uma página isolada ou um site completo, o envolvimento com seu cliente é crucial. 

Você deve entender como envolver seu público-alvo. Você não pode presumir que o que funciona no seu país funcionará no exterior, porque criar uma conexão emocional em um contexto global é um desafio. 

Use recursos visuais e conteúdo que ressoem com a cultura e suas várias nuances.

3 – Aproveite os especialistas locais

mulher trabalhando após levar sua empresa para o exterior

Para acelerar sua curva de aprendizado, recorra a especialistas locais para obter insights sobre como envolver seu público-alvo. 

Informe que você tem os melhores interesses, ajude-os a entender sua mensagem e aceite a ajuda deles em tudo, desde conteúdo até mídia social. 

Pergunte a especialistas locais sobre o mercado local e ouça seus conselhos.

4 – Aprenda o idioma

As barreiras linguísticas podem retardar o seu processo em todo o mundo. Se você oferece conteúdo apenas em seu idioma nativo, não deduza que seu público no exterior o compreenderá. 

Considere contratar uma empresa de tradução para gerar várias versões do seu site em diferentes idiomas. Uma ótima opção é começar com países de língua inglesa até estar pronto para aprender outros idiomas.

5 – Visite cada país e comece a estabelecer relações pessoais

Embora mais pessoas aproveitem a conveniência de fazer negócios online com empresas em todo o mundo, isso não substitui o tempo presencial necessário para criar relacionamentos pessoais e confiança. 

Visitar cada país onde você planeja fazer negócios também ajuda a entender melhor com quem você está trabalhando, incluindo a interação com funcionários terceirizados, fornecedores e parceiros, clientes e a mídia. 

Mostre algumas fotos em seu site com a população local, mostrando que você compartilha seus costumes com apreço.

6 – Foco em estratégias de marketing internacional levando sua empresa para o exterior

Durante sua pesquisa, você provavelmente reuniu informações sobre os tipos de mecanismos e plataformas de marketing mais usados, incluindo mídia social, marketing de busca e publicidade online. 

Use essas informações e continue coletando outros dados em blogs, fóruns, marketing por e-mail e outros canais onde você pode divulgar suas mensagens de marketing da maneira mais eficaz possível.

7 – Configure seu sistema de faturamento e pagamentos para clientes internacionais

Câmbio e sistemas de pagamento variados podem impedir que as pequenas empresas se tornem globais. 

No entanto, com as novas ferramentas de faturamento e pagamento, ficou muito mais fácil trabalhar com clientes em diferentes países. 

Agora existem maneiras fáceis de entregar uma fatura online em vários idiomas e moedas que também incluem as regras fiscais e taxas apropriadas para aquele país específico. 

Também é possível acessar soluções de processamento de cartão de crédito que lhe ajudam a expandir as opções de pagamento que você pretende oferecer aos seus clientes. 

Mais países estão se abrindo para a ideia de transações internacionais, de modo que esse aspecto da expansão global se tornará muito mais fácil.

Quais os benefícios de levar sua empresa para o exterior?

Algumas das vantagens específicas obtidas ao alcançar o sucesso globalmente:

  • Você pode estender a vida útil de vendas de produtos e serviços existentes, encontrando novos mercados para vendê-los;
  • Você pode reduzir sua dependência dos mercados que desenvolveu no Brasil;
  • Se o seu negócio for afetado por flutuações em seus mercados devido a mudanças sazonais ou ciclos de demanda, você pode equilibrar suas vendas acessando mercados com flutuações diferentes ou mesmo anticíclicas;
  • Você pode explorar sua tecnologia e o know-how corporativos;
  • Por fim, ao entrar no mercado global, você aprenderá como competir com empresas estrangeiras e até mesmo concorrer com elas no seu mercado.

A principal razão para se tornar global é melhorar seu potencial de expansão e crescimento. 

As oportunidades óbvias são os mercados do Canadá, México, Europa e Japão. Existem muitos outros mercados de crescimento rápido e menos competitivos.

Basta girar o globo e você encontrará uma oportunidade de vender algo, em algum lugar. Achar a oportunidade certa para você envolve mais trabalho, é claro. Essas informações podem o ajudar a começar esse trabalho.

Preparado para se tornar global levando sua empresa para o exterior?

A expansão internacional não é necessariamente a melhor maneira de fazer sua empresa crescer. 

O mercado brasileiro é grande o suficiente para que a maioria das pequenas empresas se expanda quase que indefinidamente. 

Mas entrar no setor internacional pode protegê-lo contra o risco de declínio nos mercados domésticos e, mais importante, melhorar significativamente seu potencial de crescimento geral.

Embora seja necessário um esforço considerável para expandir seu negócio globalmente, existem mais ferramentas e estratégias disponíveis que o tornam mais conveniente, seguro e acessível. 

Lembre-se de construir seu império lentamente e aproveitar os novos fluxos de receita e a experiência de atender clientes de todas as partes do mundo.

Por fim, não esqueça de cuidar da tradução dos seus conteúdos, visto que essa é uma parte vital para o seu sucesso levando sua empresa para o exterior.

E quando esse momento chegar, conte com quem é especialista no assunto: a Click Traduções.

Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo nessa nova etapa!



Open chat