O que preciso para tirar cidadania espanhola?

Saiba quem tem direito, quais são os documentos necessários e outras informações importantes sobre o assunto!

Ter um passaporte europeu é o sonho de milhares de brasileiros que desejam tentar a vida em terras estrangeiras. E, devido aos grandes laços entre o Brasil e alguns países da Europa, como Portugal, Itália e Espanha, hoje isso já é possível. 

No entanto, há quem ainda não saiba como funciona o processo para solicitar cidadania em outro país e sequer tem ciência de que pode, por fim, realizar o sonho de morar legalmente no exterior. 

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo completo sobre como conseguir a cidadania espanhola. Acompanhe!

Quem tem direito a cidadania espanhola?

Antes de mais nada, é preciso saber se você realmente tem direito à cidadania espanhola. Segundo a legislação da Espanha, a nacionalização é passada de pai para filho. Ou seja, se algum dos seus pais for espanhol ou filho de espanhol, você poderá solicitá-la. 

Existem também outras situações que dão direito ao documento: 

  • Pessoas nascidas na Espanha (para o caso de filhos de brasileiros residentes, desde que não registrados no consulado como brasileiros;
  • Filhos de espanhóis emigrados;
  • Brasileiros que residem na Espanha por pelo menos 2 anos;
  • Pessoas casadas com espanhóis – desde que resida por um ano na Espanha legalmente;
  • Pessoas nascidas em território espanhol que não adquiriram a nacionalidade antes;
  • Brasileiros que estão ou estiveram sob custódia de um cidadão espanhol. 

Embora esteja pré-determinado quem pode solicitar o documento ou não, é importante analisar cada caso individualmente, tendo em vista que existem situações atípicas que podem influenciar na decisão final. 

Como conseguir a cidadania espanhola?

Depois de descobrir se você tem ou não direito à cidadania espanhola, é hora de reunir os documentos para prosseguir com a solicitação. Com a modernização de processos e otimização de tempo, hoje em dia, já é possível realizar o pedido através da internet, numa plataforma pública do Ministério da Justiça espanhol.

É necessário preencher todos dados pessoais e informações solicitadas, além de anexar os documentos reunidos e pagar uma taxa para dar andamento no processo. O ideal é que você conte com a ajuda de uma assessoria ou empresa especializada neste tipo de trâmite, para garantir que o resultado final seja favorável. 

Documentos exigidos para solicitação 

imagem representando cidadania espanhola por meio de urna transparente com uma bandeira da Espanha

O tipo de documentação exigida no processo varia de acordo com a origem da sua nacionalidade e da situação em que você se encontra.

Em geral, são solicitados os seguintes documentos

  • Certidão de nascimento do solicitante, em inteiro teor e apostilada, com a tradução juramentada;
  • Formulário próprio para solicitação de nacionalidade. É disponibilizado pela própria Administração Pública, devendo somente ser preenchido pelo interessado;
  • Cópia do passaporte válido;
  • Certidão de nascimento do genitor espanhol;
  • Certidão de nascimento do genitor brasileiro, em inteiro teor e apostilada;
  • Certidão de casamento dos pais em inteiro teor e apostilada, se houver;
  • RG dos pais e do solicitante;
  • Comprovante do pagamento da taxa.

Em todo caso, é importante confirmar com uma empresa especializada quais outros documentos podem ser solicitados para comprovar o grau de parentesco ou que se aplicam ao seu caso.

Quanto tempo demora para ter a resposta? 

Em geral, o tempo médio estipulado para obter a cidadania espanhola é de 2 anos, mas, este tempo pode variar de acordo com a complexidade do caso. 

Após a análise e aprovação, o próximo passo é solicitar o passaporte europeu, que te dá direito a autorização permanente para circular entre os diversos países da União Europeia, podendo trabalhar, estudar e morar em qualquer país do continente. 

Quanto custa tirar cidadania espanhola? 

Estima-se que o processo custe cerca de 2 mil reais por pessoa. No entanto, estes custos também podem variar, de acordo com os documentos exigidos e tipo de cidadania que está sendo solicitada. 

Vantagens de ter cidadania espanhola

Além da já mencionada vantagem em poder circular livremente pelos países que fazem parte da União Europeia, existem uma série de outras vantagens em obter a cidadania espanhola

  • Participar de concursos públicos destinados somente a cidadãos espanhóis;
  • Transitar por mais de 160 países livremente, sem necessidade de tramitação de visto; 
  • Ter acesso aos benefícios sociais destinados a quem possui nacionalidade; 
  • Acesso à melhores oportunidades de emprego e colocação profissional no exterior;
  • Acesso à saúde pública e serviços de segurança social;
  • Participação ativa no processo eleitoral da Espanha. 

Agora que você já conhece boa parte do processo para obter sua nacionalidade espanhola, não se esqueça de procurar empresas especializadas para te auxiliar nessa nova jornada. Afinal, profissionais competentes fazem toda a diferença quando o assunto é imigrar para o exterior.

E, seja com uma empresa de tradução juramentada de procedência como a Click Traduções ou assessoria de cidadania, é indispensável contar com a experiência e qualidade de um serviço que vai garantir o seu tão esperado passaporte europeu!

Entre em contato conosco e solicite sua tradução juramentada afim de dar seguimento ao processo da tão sonhada cidadania européia!



Open chat