7 aplicativos de tradução que podem te ajudar

Confira a lista com 7 aplicativos de tradução que podem te ajudar durante uma viagem no exterior!

As barreiras linguísticas continuam sendo um dos maiores desafios das viagens. Embora falar com os habitantes locais possa melhorar muito a sua experiência, o inverso também é verdadeiro. 

Percalços e mal-entendidos são muito comuns quando você não tem ideia do que está acontecendo.

Felizmente, os aplicativos de tradução têm se tornado cada vez mais sofisticados ao longo dos anos e podem ser extremamente úteis quando você está no exterior. Alguns visam cobrir o máximo possível do mundo, enquanto outros se especializam em regiões, idiomas ou requisitos específicos.

Embora muitos exijam uma conexão com a Internet para funcionar, outros podem funcionar parcial ou totalmente offline. Isso é útil se você não tiver um chip SIM local, rede de acesso móvel ou outra forma acessível de ficar conectado no exterior.

Estes são sete dos melhores aplicativos de tradução para ajudar a mantê-lo informado onde quer que suas viagens o levem.

1 – Microsoft Translator

O Microsoft Translator é indiscutivelmente a maior alternativa à versão do Google, com muitos dos mesmos recursos. O aplicativo fornece funcionalidade de tradução geral (via texto, áudio ou imagem) e você pode fixar traduções para consultar depois.

O aspecto da tradução em si, é provavelmente inferior ao Google Translate, mas é a ferramenta Phrasebook que faz o Microsoft Translator se destacar. Trata-se de uma grande lista de frases úteis que está presente no aplicativo.

Algumas são muito gerais, como “Obrigado”, “Quanto é?” ou “Existe um caixa eletrônico?” – o tipo de frase básica e essencial de que todos provavelmente precisaremos na estrada. Isso é apenas o começo, porém, com muitas outras opções em várias categorias, incluindo restaurantes, tecnologia, saúde, emergência e viagens.

2 – Speak & Translate

Procurando um aplicativo que foque especificamente em traduzir conversas? O Speak & Translate será ideal para você. É elegante e muito fácil de usar, em contraste com a parte desajeitada de Conversa do Google Tradutor.

O aplicativo cobre 117 idiomas para tradução de texto, 54 idiomas para tradução de voz e até se integra ao Apple Watch. As traduções são geradas a partir de uma variedade de fontes, incluindo Google Translate, Microsoft Translate e outros.

Você pode acessar seu histórico de tradução (uma ferramenta útil para viajantes!) e definir várias opções, a rapidez com que o texto traduzido é lido ou se você prefere uma voz masculina ou feminina.

O Speak & Translate não é necessariamente uma ferramenta para todos os viajantes, mas para aqueles que desejam uma experiência de conversação melhor e mais integrada, pode valer a pena.

3 – SayHi

Se você quiser uma alternativa para o Speak & Translate (acima), dê uma olhada no SayHi. 

Como muitos outros aplicativos de conversação, ele se concentra em fornecer uma experiência mais fácil para conversas entre pessoas que não falam a mesma língua.

Novamente, você pode escolher se a voz é masculina ou feminina e selecionar a velocidade da voz. Para os alunos de línguas, há o aplicativo complementar “SayHi Learn”, que inclui ferramentas educacionais para estudar espanhol, francês, dinamarquês e alemão.

A única desvantagem real do SayHi é a falta de acesso offline, mas, por outro lado, é uma ferramenta gratuita fantástica, especialmente para usuários do Android que não têm acesso ao Speak and Translate.

4 – SpanishDict Translator

Teclado com teclas de idiomas e tradução.

Existem vários aplicativos de tradução de espanhol por aí, mas o SpanishDict Translator é muito bom. Digite uma palavra ou frase e o aplicativo conseguirá traduzi-la, pesquisar sua definição ou, se for um verbo, conjugá-la para você.

O aplicativo também funciona como um recurso de educação geral, incluindo um extenso guia de gramática que abrange uma variedade de tópicos (como as diferenças entre ser e estar, por exemplo). 

O aplicativo é praticamente um canivete suíço para viajantes de países de língua espanhola. 

5 – Arabic Dictionary & Translator

Se você estiver viajando para países de língua árabe, vale a pena fazer o download do Arabic Dictionary & Translator. 

Criado pela EVOLLY, as diferentes partes do aplicativo funcionam em conjunto para fornecer uma variedade de ferramentas de idiomas, incluindo a tradução entre inglês e árabe.

O lado da tradução reúne fontes como Google, Microsoft, Yandex Translate, Baidu Translate e outros, e permite que os usuários revejam diferentes sugestões de como dizer uma determinada frase.

O aplicativo também fornece detalhes de sinônimos, antônimos e outras palavras relacionadas.

6 – Pleco

Pleco é um aplicativo de idioma para mandarim e cantonês. Embora não seja tecnicamente um dos aplicativos de tradução (é mais como um dicionário), ele ainda é uma ferramenta de idiomas atraente para os viajantes.

Você pode usar o recurso de reconhecimento óptico (OCR) para procurar sinais, menus e outros textos por meio da câmera do telefone ou escrever caracteres na tela. 

Felizmente, o aplicativo é tolerante com erros de traço: pense nele como uma correção automática para caracteres chineses.

O dicionário extrai informações de Oxford, Longman e outros editores e fornece definições e frases de amostra com áudio para verificar a pronúncia. 

Para ajudar com a pronúncia, o aplicativo apresenta gravações de áudio de 34.000 palavras chinesas faladas por dois falantes nativos de mandarim diferentes. Um sintetizador de voz está disponível para cantonês. 

7 – Papago

Papago é uma ferramenta útil para idiomas asiáticos, especialmente coreano, que permite traduzir palavras e frases de texto, áudio ou imagens. O tradutor de coreano permite que os usuários ativem/desativem a configuração de “títulos honoríficos”, um aspecto importante da gramática coreana.

O aplicativo é preciso o suficiente para tudo, desde conversas básicas até a tradução de músicas K-pop, e você pode até mesmo usá-lo para traduzir páginas inteiras de sites simplesmente colando o URL. 

O Papago também inclui um dicionário e um livro de frases, que fornece centenas de recomendações úteis.

Embora o Papago seja popular para traduzir o coreano, ele também oferece suporte para chinês (simplificado e tradicional), japonês, vietnamita, tailandês, espanhol, francês, indonésio, russo, alemão e italiano.

Prepare-se para sua próxima viagem!

Da próxima vez que você for viajar para o exterior e precisar de alguma ajuda com relação aos idiomas, basta escolher um dos aplicativos de tradução apresentados no artigo de hoje.

Embora eles ainda não substituam o domínio de uma nova língua, certamente podem reduzir as dores de cabeça causadas pelas barreiras linguísticas!

E caso você precise de serviços de tradução profissional, pode contar com a Click Traduções para atender suas demandas!



Open chat