Saiba como alugar carro em outro país de forma prática

Veja quais são os requisitos necessários para alugar carro em outro país e comece a se planejar para sua próxima viagem

O que é melhor do que cruzar a estrada durante suas férias com as janelas abertas e ouvindo sua playlist favorita? 

Esteja você viajando da Itália à Suíça, pelo Canadá ou pelo interior da Irlanda, alugar um carro pode tornar sua viagem internacional muito melhor.

Além disso, contar com um veículo permite que você saia do caminho comum e explore exatamente quando e onde quiser. 

Mas, com regras que variam de acordo com o destino, há algumas coisas que você deve saber antes de ir. Veja quais são os principais requisitos para alugar carro em outro país.

Reúna a documentação adequada

Se você quer alugar um carro na sua próxima viagem internacional, é fundamental reunir a documentação adequada.

Você pode começar separando sua CNH. Ela é aceita em vários países, como Austrália, Canadá, Itália, Estados Unidos (com exceção de San Diego), Suíça e Portugal. 

Se o seu destino for a América do Sul, as coisas ficam ainda mais simples, basta apresentá-la junto com seu RG ou com seu passaporte.

Faça sua pesquisa

Você escolheu seu destino, talvez até tenha reservado seus voos e hotel. Agora é hora de decidir se você quer explorar as coisas por conta própria e se é possível alugar um carro para onde você está indo. 

Para sua sorte, na maioria dos lugares é possível alugar um carro. Mas algumas regras e regulamentos relativos à elegibilidade podem variar. Fatores como idade, tipo de licença e locadora de veículos que você escolher podem afetar sua elegibilidade. 

Certifique-se de ter tudo sob controle antes de reservar, examinando os requisitos para dirigir legalmente no país para o qual você está indo. 

Obtenha uma licença internacional

Verifique os requisitos de licença e seguro para dirigir no exterior. Como dito acima, dependendo do país escolhido, você pode usar sua CNH ou você pode precisar de uma Permissão Internacional para Dirigir (IDP). 

O valor cobrado para emitir a certificação varia entre os estados brasileiros e o documento tem validade de três anos. 

Faça um seguro

A maioria dos contratos de aluguel de automóveis inclui seguro, mas às vezes pode ficar caro. Portanto, uma boa opção é cotar esse serviço à parte.

No entanto, antes de assinar qualquer documento, verifique com a sua companhia de seguros atual para confirmar se você terá a cobertura no exterior. 

Você precisará de um plano que possa cobrir os requisitos mínimos do país de destino, e é melhor obter um seguro igual ao que você tem em casa. 

Lembre-se de que, mesmo que a sua apólice existente ofereça cobertura internacional, ela pode não ser tão extensa. É melhor garantir que qualquer opção que você escolher inclua seguro de responsabilidade civil. 

Por último, se estiver viajando para mais de um país, certifique-se de que a seguradora escolhida tem cobertura em todos os países que você planeja visitar.

Dicas adicionais para alugar carro em outro país

Aqui estão mais alguns pontos que devem ser considerados se você deseja dirigir no exterior:

  • Reserve o carro com antecedência, uma vez que as taxas podem ser mais baratas. E se você estiver viajando durante a alta temporada, as opções podem ser limitadas;
  • Analise os pacotes, pode ser mais barato alugar um carro ao reservar voos e um hotel ao mesmo tempo;
  • Reserve e pague antes da viagem, é mais fácil;
  • Escolha uma agência de confiança. Confira as avaliações da agência antes de fechar qualquer transação. Dessa forma, você saberá se outros viajantes acharam que foi uma experiência boa e confiável;
  • Saiba o que você está pagando. Às vezes, as locadoras de veículos cobram taxas para uma variedade de coisas diferentes. Certifique-se de saber exatamente o que está incluído no custo;
  • Certifique-se de obter um carro que se adapte a todas as pessoas com quem está viajando.

Dirija com cuidado

duas mulheres sorrindo após alugar carro em outro país

Antes de pegar a estrada, verifique algumas coisas primeiro:

  • Certifique-se de sair com o tanque cheio, para que você não seja cobrado pelo reabastecimento (lembre-se também de devolver o automóvel com o tanque cheio, pois a taxa de reabastecimento pode ser cara);
  • Certifique-se de que o óleo e os fluidos do limpador do para-brisa estejam no nível correto, para que você não precise encher nenhum dos dois no meio da viagem;
  • Verifique se todos os pneus estão com a pressão adequada;
  • Garanta que não haja nenhum dano de locatários anteriores que não tenham sido notados;
  • Organize seus documentos e guarde uma cópia do registro de forma que você lembre onde ele está localizado, caso seja parado pela polícia;
  • Mantenha uma lista de números de contato de emergência à mão, específicos para o país que você está visitando.

Siga as regras

Antes de embarcar em sua viagem ao exterior, certifique-se de conhecer as regras da estrada. Saber o básico, como em que lado da estrada dirigir, limites de velocidade e como interpretar os sinais básicos de trânsito, especialmente se estiverem em um idioma que você não fala.

Pergunte sobre as regras de trânsito específicas de cada país, das quais você deve estar ciente ao retirar o carro, sejam elas leis ou apenas dicas locais. 

Os motoristas podem obter uma cópia das leis de trânsito estrangeiras específicas de cada país antes da viagem na embaixada ou consulados, gabinetes de turismo de governos estrangeiros ou locadoras.

Preparado para viajar?

Com as dicas acima, você aprendeu quais são os requisitos para alugar carro em outro país e já pode começar a se preparar para sua próxima grande aventura no exterior.

Aproveite o momento e não esqueça também de preparar a documentação adequada, para que você possa passar pela imigração sem grandes problemas.

E se durante essa etapa você precisar de serviços de tradução juramentada, pode contar com a Click Traduções. Temos uma equipe totalmente pronta para ajudá-lo com suas necessidades! Entre em contato conosco e veja nossas soluções!



Open chat